Temporada de Fórmula 1 de 1991
A Temporada de Fórmula 1 de 1991 foi a 42.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 10 de março e 3 de novembro de 1991, com dezesseis corridas.
Teve como campeão o brasileiro Ayrton Senna, da equipe McLaren, sendo vice-campeão o britânico Nigel Mansell, da Williams. Marcou a despedida do tricampeão Nelson Piquet e a estréia do jovem Michael Schumacher. Curiosamente, ambos correram pela mesma equipe, a Benetton (com Schumacher correndo a sua primeira etapa pela Jordan).
Índice
1 Pilotos e Construtores
2 Trocas de pilotos
3 Calendário
4 Resultados
4.1 Grandes Prêmios
4.2 Classificação Mundial de Pilotos
4.3 Distribuição dos pontos
4.4 Equipes que não pontuaram
4.5 Classificação Mundial de Construtores
5 Notas
6 Referências
Pilotos e Construtores |
Campeão | Vice-campeão | 3º Lugar |
Ayrton Senna | Nigel Mansell | Riccardo Patrese |
McLaren-Honda | Williams-Renault | Williams-Renault |
Equipe | Construtor | Chassis | Motor | Pneu | No | Piloto | Piloto de teste(s) |
---|---|---|---|---|---|---|---|
Honda Marlboro McLaren | McLaren | MP4/6 | Honda RA121E 3.5 V12 | G | 1 | Ayrton Senna | Allan McNish Jonathan Palmer Stefan Johansson Roberto Moreno Emanuele Pirro Mark Blundell |
2 | Gerhard Berger | ||||||
Braun Tyrrell Honda | Tyrrell | 020 | Honda RA101E 3.5 V10 | P | 3 | Satoru Nakajima | Johnny Herbert Volker Weidler |
4 | Stefano Modena | ||||||
Canon Williams Team | Williams | FW14 | Renault RS3 3.5 V10 | G | 5 | Nigel Mansell | Mark Blundell Damon Hill |
6 | Riccardo Patrese | ||||||
Motor Racing Developments Ltd | Brabham | BT59Y | Yamaha OX99 3.5 V12 | P | 7 | Martin Brundle | n/a |
8 | Mark Blundell | ||||||
BT60Y | 7 | Martin Brundle | |||||
8 | Mark Blundell | ||||||
Footwork Grand Prix International | Footwork | A11C | Porsche 3512 3.5 V12 | G | 9 | Michele Alboreto | n/a |
10 | Alex Caffi | ||||||
FA12 | 9 | Michele Alboreto | |||||
10 | Alex Caffi | ||||||
Stefan Johansson | |||||||
FA12C | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | 9 | Michele Alboreto | ||||
10 | Alex Caffi | ||||||
Stefan Johansson | |||||||
Team Lotus | Lotus | 102B | Judd EV 3.5 V8 | G | 11 | Mika Häkkinen | Johnny Herbert |
12 | Julian Bailey | ||||||
Johnny Herbert | |||||||
Michael Bartels | |||||||
Fondmetal F1 SpA | Fondmetal | FA1M-E | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | G | 14 | Olivier Grouillard | Marco Greco |
Fomet-1 | Olivier Grouillard | ||||||
Gabriele Tarquini | |||||||
Leyton House Racing | Leyton House | CG911 | Ilmor 2175A 3.5 V10 | G | 15 | Mauricio Gugelmin | n/a |
16 | Ivan Capelli | ||||||
Karl Wendlinger | |||||||
AGS Racing | AGS | JH25 | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | G | 17 | Gabriele Tarquini | n/a |
JH25B | 17 | Gabriele Tarquini | |||||
18 | Stefan Johansson | ||||||
Fabrizio Barbazza | |||||||
JH27 | 17 | Gabriele Tarquini | |||||
Olivier Grouillard | |||||||
18 | Fabrizio Barbazza | ||||||
Camel Benetton Ford | Benetton | B190B | Ford HB5 3.5 V8 | P | 19 | Roberto Moreno | n/a |
20 | Nelson Piquet | ||||||
B191 | 19 | Roberto Moreno | |||||
Michael Schumacher | |||||||
20 | Nelson Piquet | ||||||
BMS Scuderia Italia | Dallara | 191 | Judd GV 3.5 V10 | P | 21 | Emanuele Pirro | n/a |
22 | Jyrki Järvilehto | ||||||
Minardi F1 Team | Minardi | M191 | Ferrari 037 3.5 V12 | G | 23 | Pierluigi Martini | n/a |
24 | Gianni Morbidelli | ||||||
Roberto Moreno | |||||||
Ligier Gitanes Blondes | Ligier | JS35 JS35B | Lamborghini 3512 3.5 V12 | G | 25 | Thierry Boutsen | Emmanuel Collard |
26 | Érik Comas | ||||||
Scuderia Ferrari SpA | Ferrari | 642 | Ferrari 037 3.5 V12 | G | 27 | Alain Prost | Gianni Morbidelli Andrea Montermini Dario Benuzzi |
28 | Jean Alesi | ||||||
643 | 27 | Alain Prost | |||||
Gianni Morbidelli | |||||||
28 | Jean Alesi | ||||||
Larrousse F1 | Lola | LC91 | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | G | 29 | Éric Bernard | n/a |
Bertrand Gachot | |||||||
30 | Aguri Suzuki | ||||||
Coloni Racing Srl | Coloni | C4 | Ford Cosworth DFR 3.5 V8 | G | 31 | Pedro Chaves | n/a |
Naoki Hattori | |||||||
Team 7Up Jordan | Jordan | 191 | Ford HB4 3.5 V8 | G | 32 | Bertrand Gachot | n/a |
Michael Schumacher | |||||||
Roberto Moreno | |||||||
Alessandro Zanardi | |||||||
33 | Andrea de Cesaris | ||||||
Modena Team SpA | Lambo | 291 | Lamborghini 3512 3.5 V12 | G | 34 | Nicola Larini | Mauro Baldi Marco Apicella |
35 | Eric van de Poele |
Trocas de pilotos |
McLaren: Ayrton Senna e Gerhard Berger seguiram na equipe de Woking para 1991. Diferentemente da temporada anterior, ambos usaram os números 1 e 2 em seus carros.
Tyrrell: Sem Jean Alesi, a equipe fundada por Ken Tyrrell contratou o italiano Stefano Modena para o lugar do francês, enquanto o japonês Satoru Nakajima disputou sua quinta - e última - temporada na categoria.
Williams: Riccardo Patrese é mantido na equipe, que repatria Nigel Mansell, cujo contrato com a Ferrari não fora renovado.
Brabham: A equipe fundada pelo tricampeão Jack Brabham contratou dois pilotos ingleses para 1991: Martin Brundle e Mark Blundell.
Footwork: Michele Alboreto e Alex Caffi, pilotos da Footwork desde 1990, permanecem na equipe, agora equipada com motores Porsche. Porém, com o fraco desempenho dos propulsores alemães, o time decide usar motores Ford a partir do GP da França. Caffi se ausenta de quatro etapas após um acidente, e seu lugar é ocupado pelo sueco Stefan Johansson, que encerra sua passagem pela F-1 após não se classificar para o GP da Inglaterra.
Lotus: Sem Derek Warwick, que deixou a F-1, e Martin Donnelly, que não voltaria a pilotar carros da categoria após o violento acidente em Jerez, a escuderia apostou em uma nova dupla: Mika Häkkinen, que tornaria-se bicampeão de F-1 em 1998 e 1999, fez sua estréia pela Lotus, que teve ainda Julian Bailey por 4 provas (classificou-se apenas para o GP de San Marino, onde chegou em sexto) e Michael Bartels, que se inscreveu também para 4 corridas, mas, ao contrário do inglês, não se classificou para nenhuma.
Fondmetal: Em sua primeira temporada, a Fondmetal disputou o campeonato de 1991 tendo como pilotos o francês Olivier Grouillard e o italiano Gabriele Tarquini, este último dispensado da AGS, que substituiu Grouillard nos dois últimos GP's de 1991.
Leyton House: Até o GP de Jerez, Maurício Gugelmin e Ivan Capelli, juntos desde 1988, formaram a dupla de pilotos da Leyton House, que escalou o austríaco Karl Wendlinger para os GP's de Japão e Austrália.
AGS: Com problemas financeiros, a equipe francesa teve quatro pilotos durante o ano: Stefan Johansson (dispensado após não se classificar para duas provas), Fabrizio Barbazza (não se classificou para nenhuma das 12 corridas em que foi inscrito), Gabriele Tarquini (ficou até o GP de Portugal, mudando-se em seguida para a Fondmetal) e Olivier Grouillard, que fez o inverso, mas apenas para o GP de Jerez. Após a corrida, onde não obteve classificação, a AGS fechou as portas.
Benetton: Em sua última temporada, Nelson Piquet obteve uma vitória no GP do Canadá, quando Nigel Mansell perdeu a vitória já no final da corrida. O tricampeão se aposentaria da F-1 após o GP da Austrália. Roberto Moreno disputou a temporada até o GP da Bélgica, quando perdeu sua vaga para o alemão Michael Schumacher, que havia feito sua estréia na categoria no mesmo GP, pela Jordan.
Scuderia Italia: Sem Andrea De Cesaris, que foi para a Jordan, Emanuele Pirro é efetivado como titular, enquanto que o finlandês J.J. Lehto entra no lugar do italiano. O melhor resultado foi um terceiro lugar de Lehto, no GP de San Marino.
Minardi: Pierluigi Martini continuou na escuderia de Faenza, e apagou a fraca temporada de 1990, tendo marcado 6 pontos. Gianni Morbidelli foi seu companheiro de equipe até o GP do Japão, quando foi substituído por Roberto Moreno, dispensado pela Benetton.
Ligier: Agora com motores Lamborghini, a esquadra de Guy Ligier teve novamente um desempenho irrisório: seus pilotos, Thierry Boutsen e Érik Comas, não pontuaram. Foi a segunda temporada seguida que a Ligier não marcou pontos na F-1.
Ferrari: Alain Prost, em sua segunda temporada pela Scuderia, teve o francês Jean Alesi como seu novo companheiro de time. Porém, Le Professeur não chegou a encerrar o campeonato: ao comparar seu carro com um caminhão, Prost foi demitido, e para seu lugar, a Ferrari contratou Gianni Morbidelli apenas para o chuvoso GP da Austrália, onde marcou meio ponto.
Larrousse: Aguri Suzuki, em alta na equipe, segue na Larrousse para 1991, enquanto Éric Bernard disputou a temporada até o GP do Japão, quando se ausentou do GP da Austrália devido a uma lesão. Para seu lugar, foi contratado Bertrand Gachot.
Coloni: Sem largar em nenhuma corrida desde 1989, a Coloni, em crise financeira, teve o japonês Naoki Hattori e o português Pedro Chaves como pilotos. Ambos não se classificaram para nenhuma etapa, e a equipe, vendida ao empresário italiano Andrea Sassetti, que a transforma na Andrea Moda Formula, encerra sua trajetória na categoria.
Jordan Grand Prix: Estreante na Fórmula 1, a Jordan foi a equipe que teve o maior número de pilotos em 1991: 5 (Andrea De Cesaris, Bertrand Gachot, Michael Schumacher, Roberto Moreno e Alessandro Zanardi). De Cesaris chegou a disputar a vitória no GP da Bélgica com Ayrton Senna, mas problemas em seu carro impediram-no de conquistar seu primeiro triunfo na categoria; Gachot foi preso ao brigar com um taxista londrino e perdeu seu lugar, voltando no GP da Austrália, agora pela Larrousse; Schumacher disputou apenas o GP da Bélgica, ficando na primeira volta, enquanto Moreno e Zanardi também fizeram participações esporádicas pela equipe.
Modena Team: Segunda equipe a estrear na F-1 em 1991, a Modena teve como seus pilotos o italiano Nicola Larini e o belga Eric van de Poele, e ambos não marcaram nenhum ponto, tendo um sétimo lugar no GP dos Estados Unidos como melhor resultado.
Calendário |
Prova | Grande Prêmio | Data | Local |
---|---|---|---|
1 | GP dos EUA | 10 de Março | Phoenix |
2 | GP do Brasil | 24 de Março | Interlagos |
3 | GP de San Marino | 28 de Abril | Ímola |
4 | GP de Mônaco | 12 de Maio | Monte Carlo |
5 | GP do Canadá | 2 de Junho | Montreal |
6 | GP do México | 16 de Junho | Hermanos Rodriguez |
7 | GP da França | 7 de Julho | Magny-Cours |
8 | GP da Inglaterra | 14 de Julho | Silverstone |
9 | GP da Alemanha | 28 de Julho | Hockenheim |
10 | GP da Hungria | 11 de Agosto | Hungaroring |
11 | GP da Bélgica | 25 de Agosto | Spa-Francorchamps |
12 | GP da Itália | 8 de Setembro | Monza |
13 | GP de Portugal | 22 de Setembro | Estoril |
14 | GP da Espanha | 29 de Setembro | Catalunya |
15 | GP do Japão | 20 de Outubro | Suzuka |
16 | GP da Austrália | 3 de Novembro | Adelaide |
Resultados |
Grandes Prêmios |
GP | Grande Prêmio | Pole Position | Volta mais rápida | Vencedor | Equipe | Descrição |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | GP dos EUA | Ayrton Senna | Jean Alesi | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
2 | GP do Brasil | Ayrton Senna | Nigel Mansell | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
3 | GP de San Marino | Ayrton Senna | Gerhard Berger | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
4 | GP de Mônaco | Ayrton Senna | Alain Prost | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
5 | GP do Canadá | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Nelson Piquet | Benetton-Ford | Detalhes |
6 | GP do México | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Riccardo Patrese | Williams-Renault | Detalhes |
7 | GP da França | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Nigel Mansell | Williams-Renault | Detalhes |
8 | GP da Inglaterra | Nigel Mansell | Nigel Mansell | Nigel Mansell | Williams-Renault | Detalhes |
9 | GP da Alemanha | Nigel Mansell | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Williams-Renault | Detalhes |
10 | GP da Hungria | Ayrton Senna | Bertrand Gachot | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
11 | GP da Bélgica | Ayrton Senna | Roberto Moreno | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
12 | GP da Itália | Ayrton Senna | Ayrton Senna | Nigel Mansell | Williams-Renault | Detalhes |
13 | GP de Portugal | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Riccardo Patrese | Williams-Renault | Detalhes |
14 | GP da Espanha | Gerhard Berger | Riccardo Patrese | Nigel Mansell | Williams-Renault | Detalhes |
15 | GP do Japão | Gerhard Berger | Ayrton Senna | Gerhard Berger | McLaren-Honda | Detalhes |
16 | GP da Austrália | Ayrton Senna | Gerhard Berger | Ayrton Senna | McLaren-Honda | Detalhes |
Classificação Mundial de Pilotos |
|
|
- Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.
† Completou mais de 90% da distância da corrida.
Distribuição dos pontos |
- McLaren (Ayrton Senna 96 X 43 Gerhard Berger)
- Tyrrell (Stefano Modena 10 X 2 Satoru Nakajima)
- Williams (Nigel Mansell 72 X 53 Riccardo Patrese)
- Brabham (Martin Brundle 2 X 1 Mark Blundell)
- Lotus (Mika Häkkinen 2 X 0 Bailey, Herbert e Bartels)
- Leyton House (Ivan Capelli 1 X 0 Gugelmin e Wendlinger)
- Benetton (Nelson Piquet 26.5 X 8 Roberto Moreno X 4 Michael Schumacher)
- Dallara (J.J. Lehto 4 X 1 Emanuele Pirro)
- Minardi (Pierluigi Martini 1 X 0 Morbidelli e Roberto Moreno)
- Ferrari (Alain Prost 34 X 21 Jean Alesi X 0.5 Gianni Morbidelli)
- Jordan (Andrea De Cesaris 9 x 8 Roberto Moreno X 4 Bertrand Gachot X 0 Zanardi e Schumacher)
- Larrousse (Aguri Suzuki 1 X 1 Éric Bernard)
Equipes que não pontuaram |
- Ligier, Lambo, AGS, Fondmetal, Footwork e Coloni.
Classificação Mundial de Construtores |
Pos. | Construtor | Chassis | Motor | Pneu | GPs | Vitórias | Pódiums | Poles | Subtotal de Pontos | Total de Pontos |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | McLaren | MP4/6 | Honda RA121E V12 | G | 16 | 8 | 18 | 10 | 139 | 139 |
2 | Williams | FW14 | Renault RS3 V10 | G | 16 | 7 | 17 | 6 | 125 | 125 |
3 | Ferrari | 642 | Ferrari 037 V12 | G | 6 | 8 | 16 | 55.5 | ||
643 | 10 | 6 | 39.5 | |||||||
4 | Benetton | B190B | Ford HB5 V8 | P | 2 | 6 | 38.5 | |||
B191 | 14 | 1 | 3 | 32.5 | ||||||
5 | Minardi | M191 | Ferrari 037 V12 | G | 16 | 13 | 13 | |||
6 | Tyrrell | 020 | Honda RA101E V10 | P | 16 | 1 | 12 | 12 | ||
7 | Jordan | 191 | Ford HB4 V8 | G | 16 | 11 | 11 | |||
8 | Dallara | 191 | Judd GV V10 | P | 16 | 1 | 5 | 5 | ||
9 | Brabham | BT59Y | Yamaha OX99 V12 | P | 2 | 3 | ||||
BT60Y | 14 | 3 | ||||||||
10 | Lotus | 102B | Judd EV V8 | G | 16 | 3 | 3 | |||
11 | Lola | LC91 | Ford Cosworth DFR V8 | G | 16 | 2 | 2 | |||
12 | Leyton House | CG911 | Ilmor LH10 V10 | G | 16 | 1 | 1 | |||
13 | Ligier | JS35 | Lamborghini 3512 V12 | G | 6 | 0 | 0 | |||
JS35B | 10 | 0 | ||||||||
14 | Lambo | 291 | Lamborghini 3512 V12 | G | 6 (10) | 0 | 0 | |||
15 | AGS | JH25B | Ford Cosworth DFR V8 | G | 3 (9) | 0 | 0 | |||
JH27 | (3) | |||||||||
16 | Fondmetal | FA1M | Ford Cosworth DFR V8 | G | (2) | 0 | ||||
Fomet-1 | 6 (8) | 0 | ||||||||
17 | Footwork | F12C | Ford Cosworth DFR V8 | G | 6 (4) | 0 | 0 | |||
18 | Footwork | FA12 | Porsche 3512 V12 | G | 3 (1) | 0 | 0 | |||
A11C | 1 (2) | 0 | ||||||||
- | Coloni | C4 | Ford Cosworth DFR V8 | G | (15) | 15 NPQ |
Notas |
↑1 Corrida prevista para ter 81 voltas, mas foi encerrada com 14 voltas em função da chuva. Como o número de voltas da prova não alcançou 75% da distância percorrida, foi atribuído metade dos pontos.[1]
Referências
↑ «SEASONS - 16. AUTRALIA 1991» (em francês). STATS F1