Circuito Internacional de Xangai




Coordenadas: 31º 20' N, 121º 13' L



























































































China Circuito Internacional de Xangai

Xangai

Circuit Shanghai.png

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Xangai, República Popular da China

Voltas
56

Percurso
5.451 km (3.387 mi)

Total
305.066 km (189.559 mi)

Curvas
16

Pole

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo
1min 31s 095
2018


Volta mais rápida
na prova


Alemanha Michael Schumacher
Ferrari V10
1min 32s 238
2004


Anos disputados
15

Primeira disputa

2004

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Reino Unido Lewis Hamilton (5)

Maior vencedor (equipe)

Alemanha Mercedes (5)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo

Tempo
1min 31s 095

Volta mais rápida

Piloto

Austrália Daniel Ricciardo
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo

Tempo
1min 35s 785

Pódio

Primeiro

Austrália Daniel Ricciardo
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo
1h 35min 36s 380


Segundo

Finlândia Valtteri Bottas
Mercedes V6 Turbo
+8s 894


Terceiro

Finlândia Kimi Räikkönen
Ferrari V6 Turbo
+9s 637


O Circuito Internacional de Xangai (chinês simplificado: 上海国际赛车场; chinês tradicional: 上海國際賽車場; pinyin: Shànghǎi Guójì Sàichēchǎng, em inglês: Shanghai International Circuit) é um autódromo localizado perto da cidade de Shangai, na China. É conhecido por receber, anualmente, a Fórmula 1 desde 2004




Índice






  • 1 História


  • 2 Pista


  • 3 Recordes do circuito


  • 4 Vencedores


    • 4.1 Fórmula 1[1]


    • 4.2 MotoGP


    • 4.3 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 5 Recordes em Shangai


  • 6 Ver também


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





História |


O circuito de Shangai começou a ser construído em 2003. Com especialistas e cerca de 3000 engenheiros a trabalhar contra o tempo, o circuito ficou pronto em 18 meses. A construção foi financiada por diversas empresas, tendo o custo ficado por volta dos 450 milhões de dólares.


A corrida oficial inaugurativa foi realizada logo em 2004 pelo Campeonato Asiático de Fórmula Renault. O piloto Rodolfo Ávila foi o vencedor. Ainda nesse ano, o circuito recebeu a Fórmula 1 pela primeira vez.


O circuito, para além da Fórmula 1, foi recebendo outras modalidades populares como a MotoGP e A1 GP.


Em 2008, o circuito recebeu a última corrida de MotoGP. O circuito deixou de integrar o calendário devido a problemas de sobrelotação do circuito.


Um pouco graças à localização do circuito, as áreas ao pé das curvas 1, 8 e 14 têm ganho profundidade, por isso, o circuito teve de ser inspecionado antes do grande prémio de 2011.


A informação mais recente vinda dos organizadores reporta que Shangai sediará a Fórmula 1 pelo menos até 2018.



Pista |




Arquiancada Principal do Circuito Internacional de Xangai


Este circuito é um dos mais modernos presentes na Fórmula 1. Foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, que já fora responsável pelo circuito de Sepang, pelas versões atualizadas de Red Bull Ring e Hockenheim e pelo circuito do Bahrein, que foi estreado na mesma temporada. Segue a tendência dos circuito de Tilke: possui uma longa reta oposta seguida por uma curva em gancho.


Devido às curvas lentas ou de média velocidade, o carro deve ter um balanço perfeito, resultado de eficiente pacote aerodinâmico. As curvas rápidas, permitem ultrapassagem, mas que não são fáceis nem para os carros nem para os pilotos. Os engenheiros devem escolher, portanto, um acerto que possibilite altas velocidades, mas baixos níveis de arrasto, sem comprometer a estabilidade nas curvas.


Na reta dos boxes, de alta velocidade, os carros podem chegar a de 300 km/h. Mas, depois, a pista vai-se estreitando e, na primeira curva, início de um traçado no formato de caracol invertido, que vai até a curva 3, a velocidade baixa para até 120 km/h. Na segunda reta, de 1.175 metros, entre o final da curva 13 e início da 14, a velocidade pode chegar a 326 km/h.


É apreciado pela boa combinação de curvas de alta, média e baixa velocidades. Os carros de Fórmula 1 facilmente ultrapassam os 300 km/h (186 mph) na reta oposta. A forma do circuito foi inspirada pela letra , que significa “acima” ou “ascender”.


Em maior parte das temporadas de Fórmula 1, Shangai teve como uma das principais características ter a maior reta do calendário, com 1170 metros.



Recordes do circuito |



























Categoria
Piloto
Equipa
Tempo
Comprimento
Ano

Fórmula 1

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

1:32.238
5.451 metros

2004

MotoGP

Austrália Casey Stoner

Ducati

1:58.139
5.281 metros

2008


Vencedores |



Fórmula 1[1] |



Ver artigo principal: Grande Prêmio da China


































































































Ano
Piloto
Chassi/Motor
Detalhes

2018

Austrália Daniel Ricciardo

Red Bull-TAG Heuer

Detalhes

2017

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2016

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2015

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2014

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Detalhes

2013

Espanha Fernando Alonso

Ferrari

Detalhes

2012

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Detalhes

2011

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Detalhes

2010

Reino Unido Jenson Button

McLaren-Mercedes

Detalhes

2009

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Detalhes

2008

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Detalhes

2007

Finlândia Kimi Räikkönen

Ferrari

Detalhes

2006

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Detalhes

2005

Espanha Fernando Alonso

Renault

Detalhes

2004

Brasil Rubens Barrichello

Ferrari

Detalhes


MotoGP |



Ver artigo principal: Grande Prêmio da China de MotoGP
































Ano
Piloto
Equipa
Detalhes

2008

Itália Valentino Rossi

Yamaha

Detalhes

2007

Austrália Casey Stoner

Ducati

Detalhes

2006

Espanha Daniel Pedrosa

Honda

Detalhes

2005

Itália Valentino Rossi

Yamaha

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |

























































































































↑1 (Última atualização: GP da China de 2018)



Recordes em Shangai |




























Piloto
Chassi/Motor
Tempo
Extensão
Ano
Pole Position

Alemanha Sebastian Vettel

Ferrari V6 Turbo
1min 31s 095
5.451 km
2017
Melhor Volta na Prova

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari V10
1min 32s 238
5.451 km
2004


Ver também |


  • Lista de autódromos da China


Referências




  1. Xangai Statsf1.com



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Circuito Internacional de Xangai


  • Página oficial










Predefinição:Circuitos do Campeonato Mundial de Endurance

































































Ícone de esboço
Este artigo sobre Automobilismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

浄心駅

カンタス航空