Grande Prêmio dos Estados Unidos





























































































Estados Unidos Circuito das Américas

Austin

Austin circuit.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Austin, Estados Unidos

Voltas
56

Percurso
5.513 km (3.426 mi)

Total
308.405 km (191.634 mi)

Curvas
20

Pole

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 32s 237
2018


Volta mais rápida
na prova


Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
1min 37s 392
2018


Anos disputados
48 (40 oficial)

Primeira disputa
1908 (1959 oficial)

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Reino Unido Lewis Hamilton (6)
Alemanha Michael Schumacher (5)

Maior vencedor (equipe)

Itália Ferrari (10)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 32s 237

Volta mais rápida

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido

Tempo
1min 37s 392

Pódio

Primeiro

Finlândia Kimi Räikkönen
Ferrari V6 Turbo Híbrido
1h 34min 18s 643


Segundo

Países Baixos Max Verstappen
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo Híbrido
+1s 281


Terceiro

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo Híbrido
+2s 342


O Grande Prêmio dos Estados Unidos foi disputado pela primeira vez em 1908, e começou a fazer parte da Fórmula 1 em 1950. De 1950 a 1960, a corrida das 500 Milhas de Indianápolis fazia parte do calendário do Mundial de Fórmula 1, mas raramente eram disputadas por pilotos da categoria. Os vencedores dessas provas são dos Estados Unidos e considerados, portanto, vencedores na história da Fórmula 1:




  • 1950 - Johnnie Parsons - equipe: Wynn's Kurtis


  • 1951 - Lee Wallard - equipe: Belanger


  • 1952 - Troy Ruttman - equipe: Agajanian


  • 1953 - Bill Vukovich - equipe: Full Injection Spec.


  • 1954 - Bill Vukovich - equipe: Full Injection Spec.


  • 1955 - Bob Sweikert - equipe: John Zink Spec.


  • 1956 - Pat Flaherty - equipe: Zink Spec.


  • 1957 - Sam Hanks - equipe: Bolond Exhaust


  • 1958 - Jimmy Bryan - equipe: Bolond


  • 1959 - Rodger Ward - equipe: Leader Car


  • 1960 - Jim Rathmann - equipe: Ken Paul


E também é importante ser registrado que os EUA não sediaram GPS de Fórmula 1 nos seguintes anos: 1992 a 1999 e de 2008 a 2011. A corrida voltou ao calendário da Fórmula 1 na temporada de 2012 em Austin, Texas. A prova foi disputada no dia 18 de novembro.




Índice






  • 1 Ciclos históricos e seus Grandes Prêmios


    • 1.1 500 Milhas de Indianápolis


    • 1.2 Sebring (1959)


    • 1.3 Riverside (1960)


    • 1.4 Watkins Glen (1961-1980)


    • 1.5 Dallas(1984)


    • 1.6 Phoenix(1989-1991)


    • 1.7 Indianápolis(2000-2007)


    • 1.8 Austin (2012-presente)




  • 2 Vencedores do GP dos Estados Unidos


    • 2.1 Por ano


    • 2.2 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 3 Recordes do Grande Prêmio dos Estados Unidos


  • 4 Referências


  • 5 Ligações externas





Ciclos históricos e seus Grandes Prêmios |



500 Milhas de Indianápolis |




Traçado da pista.


Nos primeiros anos da Fórmula 1, foi considerado que o concorrente 500 milhas de Indianápolis, feita no seu layout oval fazia parte do campeonato, durante uma década. No entanto, com a exceção de Alberto Ascari, em 1952, há participação regular dos pilotos de Fórmula 1 nesta competição.


Como parte nos Grand Prix, é disputado o Grande Prêmio dos Estados Unidos em 1908 e entre 1910 e 1916.



Sebring (1959) |




Sebring International Raceway


Em 1959 foi o primeiro Grande Prêmio no Sebring International Raceway em dezembro de 1959, como a última corrida da temporada. A linha de largada era composta por sete pilotos dos Estados Unidos, mas o vencedor foi Bruce McLaren, um dos mais jovens piloto a vencer uma competição de Fórmula 1. McLaren assumiu a liderança da corrida na última volta de companheiros de equipe Jack Brabham, que tinham ficado sem combustível. Brabham teve de empurrar seu carro para a linha de chegada, alcançando assim o quarto lugar, além dos títulos de pilotos e construtores. Apesar do clima emocionante da competição, o evento não produziu ganhos esperados.



Riverside (1960) |




Circuito de Riverside


A corrida foi trazida para Riverside, Califórnia em 1960. Stirling Moss, em seu veículo particular alcançado a posição de corda e a vitória. Novamente, apesar da intensidade da competição, o evento foi seguido em breve pelo público.



Watkins Glen (1961-1980) |




Circuito de Watkins Glen


Este ciclo histórico foi um sucesso em Watkins Glen, Nova Iorque, onde já havia público para automobilismo. Esta foi a sede da Fórmula 1 nos próximos 20 anos. Em 1973, o piloto François Cévert morreu em um choque terrível e Helmuth Koinigg faleceu num acidente em 1974 num guard-rail.



Dallas(1984) |


A corrida em Las Vegas só foi feita duas vezes, e estabeleceram-se planos para criar um Grand Prêmio de Nova York para 1983, mas estes planos não poderiam ser realizados. Em 1984, a corrida de Long Beach deixou o calendário e organizou uma carreira em Dallas, Texas. Tendo sucesso, Detroit tornou-se a única prova em disputa, durante os próximos cinco anos, sob o nome de Grande Prêmio do Leste dos Estados Unidos, como um retorno como um Grande Prêmio, a ser realizada naquele país, em Detroit. Ficou também mais conhecido como o Grande Prêmio de Dallas, uma vez que nesta temporada, ele correu em Detroit e Dallas, mas para diferenciar o grande prêmio do leste com o tradicional Grande Prêmio americano, foi reconhecido historicamente como Grande Prêmio de Dallas.



Phoenix(1989-1991) |




Circuito de rua de Phoenix com a versão da edição de 1991


Há três anos, o Grande Prêmio foi realizado em Phoenix com muito pouco apoio e finalmente foi removido em 1991. Sob o calor sufocante do Arizona, Ayrton Senna levou a pole position na edição de 1989, mas teve que retirar a última metade da corrida devido a uma falha eletrônica, deixando seu companheiro de equipa Alain Prost quem levaria a vitória em melhor posição. Recuperou a derrota do ano anterior, Ayrton Senna ganharia nas próximas duas edições de 1990 e 1991.



Indianápolis(2000-2007) |




Indianapolis Motor Speedway




O público para o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Indianápolis excedeu as 200.000 pessoas.


Durante o ano de 2000 que teve lugar o seguinte Grande Prêmio dos Estados Unidos, desta vez no lendário Indianapolis Motor Speedway. O circuito de Fórmula 1 usa uma linha reta e uma curva do oval usado na IndyCar, circulando no sentido dos ponteiros do relógio. Para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de 2000 participou cerca de 225.000 espectadores, que é provavelmente o maior número para uma corrida de Fórmula 1. Vitória de Michael Schumacher foi a segunda de quatro vitórias consecutivas com o qual fechou o campeonato daquele ano, aproveitando-se de Mika Häkkinen que ele estava procurando seu terceiro campeonato. Em 2001, a corrida foi realizada a menos de três semanas após o 11 de setembro de 2001, e muitas equipes e pilotos prestou uma homenagem especial aos Estados Unidos em seus carros e capacetes.


Tendo realizado os primeiros quatro anos em setembro, o Grande Prêmio dos Estados Unidos mudou-se no início do verão em 2004. Em 2005 problemas técnicos levados a 7 equipes para retirar-se da corrida depois da volta de formação. Apenas 6 carros (que usou pneus Bridgestone) competiram no que foi considerado por quem assistiu uma farsa. O público mostrou sua raiva jogando objetos na pista e muitos comentaristas questionaram se o evento continuaria sendo celebrado, todavia o Grande Prêmio dos Estados Unidos em Indianápolis continuou, com corridas em 2006 e 2007 onde foi celebrado o evento lisamente.



Austin (2012-presente) |




Circuito das Américas (Austin, Texas)


Em 25 de maio de 2010, a Federação Internacional de Automobilismo anunciou um acordo entre os organizadores e proprietários da Fórmula 1, então voltou para competir para o grande prêmio dos Estados Unidos, e concordou com a criação de um novo circuito chamado "circuito de Fórmula 1 Austin" (Texas). Em 7 de dezembro de 2011, publicou-se o calendário definitivo para a temporada de 2012 da Fórmula 1, com o circuito das Américas para 18 de novembro. Os organizadores da corrida chegaram a um novo acordo com Bernie Ecclestone e relatou o trabalho na pista, que foi retomada imediatamente. Como parte do acordo, os organizadores pagaram parte da pena para a corrida de 2012 um ano de antecedência, como sinal de boa fé. [1]Em 25 de maio de 2010, a FIA anunciou um acordo entre os organizadores e proprietários da Fórmula 1, então voltei para competir para o grande prêmio dos Estados Unidos, [2] e concordou com a criação de um novo circuito chamado "circuito de Fórmula 1 Austin" (Texas). Em 7 de dezembro de 2011, o Conselho Mundial de Automobilismo publicou o calendário definitivo para a temporada de 2012 da Fórmula 1, com o Circuito das Américas para 18 de novembro. Os organizadores da corrida chegaram a um novo acordo com Ecclestone e relatou o trabalho na pista, que foi retomada imediatamente. Como parte do acordo, os organizadores pagaram parte da pena para a corrida de 2012 um ano de antecedência, como sinal de boa fé. [3]



Vencedores do GP dos Estados Unidos |


O fundo rosa indica que a prova não fez parte do Mundial de Fórmula 1.



Por ano |
































































































































































































































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Local
Resumo

2018

Finlândia Kimi Räikkönen

Ferrari

Austin

Pormenores

2017

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Austin

Pormenores

2016

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Austin

Pormenores

2015

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Austin

Pormenores

2014

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Austin

Pormenores

2013

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Austin

Pormenores

2012

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Austin

Pormenores

Não houve de 2008 a 2011

2007

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Indianapolis

Pormenores

2006

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

2005

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

2004

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

2003

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

2002

Brasil Rubens Barrichello

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

2001

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Indianapolis

Pormenores

2000

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Indianapolis

Pormenores

Não houve de 1992 a 1999

1991

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Phoenix

Pormenores

1990

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Phoenix

Pormenores

1989

França Alain Prost

McLaren-Honda

Phoenix

Pormenores

Não houve de 1981 a 1988

1980

Austrália Alan Jones

Williams-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1979

Canadá Gilles Villeneuve

Ferrari

Watkins Glen

Pormenores

1978

Argentina Carlos Reutemann

Ferrari

Watkins Glen

Pormenores

1977

Reino Unido James Hunt

McLaren-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1976

Reino Unido James Hunt

McLaren-Cosworth

Watkins Glen

Pormenores

1975

Áustria Niki Lauda

Ferrari

Watkins Glen

Pormenores

1974

Argentina Carlos Reutemann

Brabham-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1973

Suécia Ronnie Peterson

Lotus-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1972

Reino Unido Jackie Stewart

Tyrrell-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1971

França François Cévert

Tyrrell-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1970

Brasil Emerson Fittipaldi

Lotus-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1969

Áustria Jochen Rindt

Lotus-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1968

Reino Unido Jackie Stewart

Matra-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1967

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Ford

Watkins Glen

Pormenores

1966

Reino Unido Jim Clark

Lotus-BRM

Watkins Glen

Pormenores

1965

Reino Unido Graham Hill

BRM

Watkins Glen

Pormenores

1964

Reino Unido Graham Hill

BRM

Watkins Glen

Pormenores

1963

Reino Unido Graham Hill

BRM

Watkins Glen

Pormenores

1962

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Climax

Watkins Glen

Pormenores

1961

Reino Unido Innes Ireland

Lotus-Climax

Watkins Glen

Pormenores

1960

Reino Unido Stirling Moss

Lotus-Climax

Riverside

Pormenores

1959

Nova Zelândia Bruce McLaren

Cooper-Climax

Sebring

Pormenores

1958

Estados Unidos Chuck Daigh

Scarab-Chevrolet

Riverside

Pormenores

Não houve de 1917 a 1957

1916

Estados Unidos Howdy Wilcox
Estados Unidos John Aitken

Peugeot

Santa Monica

Pormenores

1915

Itália Dario Resta

Peugeot

San Francisco

Pormenores

1914

Estados Unidos Eddie Pullen

Mercer

Santa Monica

Pormenores

Não houve em 1913

1912

Estados Unidos Caleb Bragg

Fiat

Milwaukee

Pormenores

1911

Estados Unidos David Bruce-Brown

Fiat

Savannah

Pormenores

1910

Estados Unidos David Bruce-Brown

Benz

Savannah

Pormenores

Não houve em 1909

1908

França Louis Wagner

Fiat

Savannah

Pormenores


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |

































































































































































































































↑1 (Última atualização: GP dos Estados Unidos de 2018)

Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1



Recordes do Grande Prêmio dos Estados Unidos |




























































































































































Referências




  1. [1]


  2. http://www.motorspain.com/formula-1/la-formula-1-vuelve-a-estados-unidos/


  3. http://www.usatoday.com/sports/motor/formula1/story/2011-12-07/grand-prix-in-texas-approved-by-formula-one/51722488/1



Ligações externas |



  • História do GP dos Estados Unidos

  • Site oficial do GP

  • Estatísticas do GP dos Estados Unidos





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