Maurício Gugelmin























































































Maurício Gugelmin

Gugelmin.jpg
Informações pessoais

Nacionalidade

brasileira

Nascimento

20 de abril de 1963 (55 anos)
Joinville,  Santa Catarina
Registros na Fórmula 1

Temporadas

1988 – 1992

GPs disputados
80 (74 largadas)

Títulos
0 (13º em 1988)

Vitórias
0

Pódios
1

Pontos
10

Pole positions
0

Primeiro GP

Brasil GP do Brasil de 1988

Último GP

Austrália GP da Austrália de 1992
Registros na Champ Car

Temporadas

1993-2001

Equipes
3 (Dick Simon, Chip Ganassi e PacWest)

Corridas
147

Títulos
0 (4º em 1997)

Vitórias
1

Pódios
9

Pontos
453

Pole positions
4

Maurício Gugelmin (Joinville, 20 de abril de 1963) é um ex-piloto brasileiro de Fórmula 1.


Gugelmin competiu na Fórmula 1 durante cinco anos e, conseguiu como melhor colocação um terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil de 1989.


Maurício competiu por nove anos na CART e Champ Car, de 1993 a 2001. Abandonou a carreira em 2003 e, desde então, se dedica à função de empresário na área de florestas plantadas.




Índice






  • 1 Carreira


    • 1.1 Antes da Fórmula 1


    • 1.2 Fórmula 1


      • 1.2.1 March


        • 1.2.1.1 O acidente em Paul Ricard




      • 1.2.2 Leyton House


      • 1.2.3 Jordan




    • 1.3 Champ Car




  • 2 500 Milhas de Indianápolis[1]


  • 3 Resultados na CART


  • 4 Fórmula 1


  • 5 Referências


  • 6 Ligações externas





Carreira |



Antes da Fórmula 1 |


Aos sete anos de idade, era a grande estrela da categoria "mini-fórmula", pilotando um carrinho vermelho, uma autêntica imitação da Ferrari. Começou a correr de kart aos oito anos de idade, sendo campeão citadino durante nove anos consecutivos. Em 1980 conquistou o título nacional de kart.


Em 1981 iniciou na Fórmula Fiat e logo no início, foi campeão brasileiro. Logo após o título da Fórmual Fiat, Maurício embarcou para a Europa, onde em 1982, conquistou Fórmula Ford 1600 Britânica, com treze vitórias e onze poles. Superou vários desafios e, em 1983, foi o segundo colocado na Fórmula Ford 2000 Britânica.


Em 1984 conquistou mais um título, agora, a Fórmula Ford 2000 Européia. No ano seguinte, obteve sua maior glória ao vencer a Fórmula 3 Britânica. Em 1985 venceu também o Grande Prêmio de Macau da Fórmula Três.


Chegou a ser cotado para ser piloto da Lotus em 1986, por sugestão de Ayrton Senna, que era amigo pessoal de Maurício, mas esse fato não foi consumado.




Gugelmin no Grande Prêmio dos Estados Unidos de 1991.



Fórmula 1 |



March |


Começou sua odisseia na categoria-mor do automobilismo em 1988, como futura revelação da March. Em 1989, conseguiu sua consagração, o 3º lugar no Grande Prêmio do Brasil daquele ano, onde chegou a disputar a 2ª posição com Alain Prost, além de muitos outros resultados que valeram para ele.



O acidente em Paul Ricard |

Gugelmin sofreu um acidente memorável no Grande Prêmio da França de 1989. Na largada, o March, de Maurício, que andava muito rápido no warm-up e que pretendia ganhar o máximo de posições, perde o ponto de freada antes da primeira curva e bate forte na traseira da Williams, de Thierry Boutsen, e da Ferrari, de Nigel Mansell; por um instante, o March ficou completamente de ponta-cabeça no meio de um monte de carros. Após a aterrissagem, Gugelmin sai ileso e sem nenhum arranhão, tendo apenas o capacete saiu esfolado. Porém, o acidente causou uma confusão geral que envolveu mais de vinte carros.


Na segunda largada, Gugelmin largou com o carro reserva, fazendo a volta mais rápida da prova, o que era praticamente uma vitória para Gugelmin após aquele enorme susto na largada.



Leyton House |


No ano de 1990, o carro da March (agora rebatizada de Leyton House) não estava bem. Os motores da Judd estavam muito ruins e o brasileiro terminou com um ponto marcado. Não conseguiu vaga para o grid de largada em dois GPs: Canadá e México. Seu companheiro de equipe, o italiano Ivan Capelli, também não conseguiu se classificar para a corrida mexicana, apesar de ser superior ao brasileiro em quase todas as corridas.


Em 1991, seu último ano pela Leyton House (que voltaria a utilizar a alcunha March no fim do ano), não teve também muita sorte, mesmo com os motores da Ilmor. Gugelmin não marcou nenhum ponto.



Jordan |


Transferiu-se para a Jordan em 1992. A equipe, sensação no ano anterior, agora com o motor Yamaha de doze cilindros. Era o ano em que a Jordan se afirmaria de vez na categoria.


Inicia-se a migração para a nova fábrica e tanto Gugelmin quanto o seu companheiro de equipe, o italiano Stefano Modena, estavam esperançosos com o campeonato. Mas, foi uma desilusão para ambos. Os dois pilotos só conseguiram se alinhar no final do grid em grande parte do campeonato (Modena não se classificou em quatro corridas). O carro não era nem sombra do ano anterior.


A equipe fechou o ano com um ponto, conquistado por Modena. Pelo segundo ano consecutivo, Maurício não marcou nenhum ponto também. Desiludido e sem perspectivas para o próximo campeonato, Gugelmin abandona a Fórmula 1. Seu nome chegou a ser cogitado para correr na Forti em 1995, mas outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, ganhou a vaga.



Champ Car |


Depois de deixar a Fórmula 1, Maurício foi tentar a sorte na extinta Champ Car. De 1993 a 2001 foram temporadas de altos e baixos, onde nunca teve um carro competitivo para a disputa do campeonato. Quase venceu a Indianapolis 500 de 1995 mas, somente em 1997, na etapa de Vancouver, conseguiu sua tão sonhada vitória em categorias "top" do automobilismo.


Gugelmin entrou para a história como um piloto e homem tranquilo, ético e, acima de tudo, um bom amigo e desapegado das coisas materiais, com bem diz uma frase sua:







Isto resume "Big Mo", como era carinhosamente chamado no automobilismo.



500 Milhas de Indianápolis[1] |



























Ano
Final
Equipe
Chassis
Motor
Pneus

1995



PacWest

Reynard

Ford

G

1994

11º

Chip Ganassi

Reynard

Ford

G


Resultados na CART |















































































































































































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
Pontos
Posição

2001

PacWest

Reynard

Toyota

F
MON
15
LBH
Ret

FTW
Canc
NZR
DNP
MOT
12
MIL
10
DET
10
POR
Ret

CLE
10

TOR
7

MIC
15
CHI
22
MID
14

ROA
Ret
VAN
15

LAU
16
ROC
20
HOU
Ret

LAG
Ret

SRF
Ret
FON
Ret

17

24º

2000

PacWest

Reynard

Mercedes

F
MIA
16
LBH
10
RIO
Ret
MOT
Ret
NZR
2
MIL
11
DET
16
POR
Ret
CLE
10
TOR
Ret

MIC
Ret
CHI
7
MID
Ret
ROA
Ret
VAN
Ret
LAG
7
GAT
Ret
HOU
Ret

SRF
10
FON
Ret


39

17º

1999

PacWest

Reynard

Mercedes

F
MIA
11
MOT
7
LBH
14
NZR
18
RIO
Ret
GAT
Ret
MIL
8
POR
Ret
CLE
Ret
ROA
12

TOR
14
MIC
Ret
DET
Ret
MID
Ret
CHI
Ret
VAN
4
LAG
11
HOU
6

SRF
Ret

FON
6


44

16º

1998

PacWest

Reynard

Mercedes

F

MIA
10

MOT
Ret
LBH
10
NZR
Ret

RIO
9
GAT
16
MIL
Ret
DET
19
POR
7
CLE
Ret

TOR
12
MIC
13
MID
4
ROA
Ret
VAN
6
LAG
Ret
HOU
Ret

SRF
12

FON
5
 


49

15º

1997

PacWest

Reynard

Mercedes

F
MIA
6

SRF
17
LBH
2
NZR
9

RIO
Ret
GAT
6
MIL
5
DET
Ret
POR
6
CLE
15
TOR
6
MIC
6
MID
7

ROA
2

VAN
1
LAG
9

FON
4
 
 
 


132



1996

PacWest

Reynard

Ford

G

MIA
Ret

RIO
7

SRF
4

LBH
15

NZR
15

MIC
2

MIL
15

DET
16
POR
16
CLE
Ret
TOR
12
MIC
3
ROA
Ret
MID
Ret
VAN
Ret
LAG
5
 
 
 
 


53

14º

1995

PacWest

Reynard

Ford

G
MIA
2

SRF
4
PHX
13
LBH
5
NZR
17

IND
6
MIL
14
DET
15
POR
7
ROA
Ret
TOR
12
CLE
Ret
MIC
11
MID
6
NHS
11
VAN
Ret
LAG
3
 
 
 


80

10º

1994

Chip Ganassi

Reynard

Ford

G

SRF
6
PHX
15
LBH
7

IND
11
MIL
15
DET
8
POR
Ret
CLE
8
TOR
Ret
MIC
Ret
MID
Ret
NHS
14
VAN
5
ROA
Ret
NZR
10
LAG
Ret
 
 
 
 


39

16º

1993

Dick Simon

Lola

Ford

G

SRF
PHX
LBH

IND
MIL
DET
POR
CLE
TOR
MIC
NHM
ROA
VAN
MID
Ret
NZR
Ret
LAG
13
 
 
 
 

0
NC
(37º)


Fórmula 1 |


(Legenda: Corridas em itálico indica volta mais rápida)












































































































































































Ano
Equipe
Chassis
Motor
Pneus
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16

Pontos
Posição

1992

Sasol Jordan Yamaha

Jordan 192
Yamaha OX99 V12

G

AFS
11º

MEX
Ret

BRA
Ret

ESP
Ret

SMR


MON
Ret

CAN
Ret

FRA
Ret

GBR
Ret

ALE
15º

HUN
10º

BEL
14º

ITA
Ret

POR
Ret

JAP
Ret

AUS
Ret

0

NC
(23º)


1991

Leyton House Racing

Leyton House CG911

Ilmor LH10 V10

G

EUA
Ret

BRA
Ret

SMR
12º

MON
Ret

CAN
Ret

MEX
Ret

FRA


GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
11º

BEL
Ret

ITA
15º

POR


ESP


JAP


AUS
14º

0

NC
(25º)


1990

Leyton House Racing

Leyton House CG901

Judd EV V8

G

EUA
14

BRA
DNQ

SMR
Ret

MON
DNQ

CAN
DNQ

MEX
DNQ

FRA
Ret

GBR
DNS

ALE
Ret

HUN


BEL


ITA
Ret

POR
12º

ESP


JAP
Ret

AUS
Ret

1

18º

1989

Leyton House Racing

March 881

Judd EV V8

G

BRA


SMR
Ret















4

16º

March CG891



MON
Ret

MEX
DNQ

EUA
Ret

CAN
Ret

FRA
NC

GBR
Ret

ALE
Ret

HUN
Ret

BEL


ITA
Ret

POR
10º

ESP
Ret

JAP


AUS


1988

Leyton House March Racing Team

March 881

Judd CV V8

G

BRA
Ret

SMR
15º

MON
Ret

MEX
Ret

CAN
Ret

DET
Ret

FRA


GBR


ALE


HUN


BEL
Ret

ITA


POR
Ret

ESP


JAP
10º

AUS
Ret

5

13º


Referências




  1. Mauricio Gugelmin - Indianapolis 500 Race-Database.com



Ligações externas |



  • Página oficial

  • Pilotos da Fórmula Indy - Mauricio Gugelmin

  • Entrevista com Maurício Gugelmin





  • Portal do automobilismo
  • Portal de Santa Catarina





F1 chequered flag.svg

Este artigo sobre um(a) automobilista, integrado ao Projeto Automobilismo, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

浄心駅

カンタス航空