Maurício Gugelmin
Maurício Gugelmin | |
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Informações pessoais | |
Nacionalidade | brasileira |
Nascimento | 20 de abril de 1963 (55 anos) Joinville, Santa Catarina |
Registros na Fórmula 1 | |
Temporadas | 1988 – 1992 |
GPs disputados | 80 (74 largadas) |
Títulos | 0 (13º em 1988) |
Vitórias | 0 |
Pódios | 1 |
Pontos | 10 |
Pole positions | 0 |
Primeiro GP | GP do Brasil de 1988 |
Último GP | GP da Austrália de 1992 |
Registros na Champ Car | |
Temporadas | 1993-2001 |
Equipes | 3 (Dick Simon, Chip Ganassi e PacWest) |
Corridas | 147 |
Títulos | 0 (4º em 1997) |
Vitórias | 1 |
Pódios | 9 |
Pontos | 453 |
Pole positions | 4 |
Maurício Gugelmin (Joinville, 20 de abril de 1963) é um ex-piloto brasileiro de Fórmula 1.
Gugelmin competiu na Fórmula 1 durante cinco anos e, conseguiu como melhor colocação um terceiro lugar no Grande Prêmio do Brasil de 1989.
Maurício competiu por nove anos na CART e Champ Car, de 1993 a 2001. Abandonou a carreira em 2003 e, desde então, se dedica à função de empresário na área de florestas plantadas.
Índice
1 Carreira
1.1 Antes da Fórmula 1
1.2 Fórmula 1
1.2.1 March
1.2.1.1 O acidente em Paul Ricard
1.2.2 Leyton House
1.2.3 Jordan
1.3 Champ Car
2 500 Milhas de Indianápolis[1]
3 Resultados na CART
4 Fórmula 1
5 Referências
6 Ligações externas
Carreira |
Antes da Fórmula 1 |
Aos sete anos de idade, era a grande estrela da categoria "mini-fórmula", pilotando um carrinho vermelho, uma autêntica imitação da Ferrari. Começou a correr de kart aos oito anos de idade, sendo campeão citadino durante nove anos consecutivos. Em 1980 conquistou o título nacional de kart.
Em 1981 iniciou na Fórmula Fiat e logo no início, foi campeão brasileiro. Logo após o título da Fórmual Fiat, Maurício embarcou para a Europa, onde em 1982, conquistou Fórmula Ford 1600 Britânica, com treze vitórias e onze poles. Superou vários desafios e, em 1983, foi o segundo colocado na Fórmula Ford 2000 Britânica.
Em 1984 conquistou mais um título, agora, a Fórmula Ford 2000 Européia. No ano seguinte, obteve sua maior glória ao vencer a Fórmula 3 Britânica. Em 1985 venceu também o Grande Prêmio de Macau da Fórmula Três.
Chegou a ser cotado para ser piloto da Lotus em 1986, por sugestão de Ayrton Senna, que era amigo pessoal de Maurício, mas esse fato não foi consumado.
Fórmula 1 |
March |
Começou sua odisseia na categoria-mor do automobilismo em 1988, como futura revelação da March. Em 1989, conseguiu sua consagração, o 3º lugar no Grande Prêmio do Brasil daquele ano, onde chegou a disputar a 2ª posição com Alain Prost, além de muitos outros resultados que valeram para ele.
O acidente em Paul Ricard |
Gugelmin sofreu um acidente memorável no Grande Prêmio da França de 1989. Na largada, o March, de Maurício, que andava muito rápido no warm-up e que pretendia ganhar o máximo de posições, perde o ponto de freada antes da primeira curva e bate forte na traseira da Williams, de Thierry Boutsen, e da Ferrari, de Nigel Mansell; por um instante, o March ficou completamente de ponta-cabeça no meio de um monte de carros. Após a aterrissagem, Gugelmin sai ileso e sem nenhum arranhão, tendo apenas o capacete saiu esfolado. Porém, o acidente causou uma confusão geral que envolveu mais de vinte carros.
Na segunda largada, Gugelmin largou com o carro reserva, fazendo a volta mais rápida da prova, o que era praticamente uma vitória para Gugelmin após aquele enorme susto na largada.
Leyton House |
No ano de 1990, o carro da March (agora rebatizada de Leyton House) não estava bem. Os motores da Judd estavam muito ruins e o brasileiro terminou com um ponto marcado. Não conseguiu vaga para o grid de largada em dois GPs: Canadá e México. Seu companheiro de equipe, o italiano Ivan Capelli, também não conseguiu se classificar para a corrida mexicana, apesar de ser superior ao brasileiro em quase todas as corridas.
Em 1991, seu último ano pela Leyton House (que voltaria a utilizar a alcunha March no fim do ano), não teve também muita sorte, mesmo com os motores da Ilmor. Gugelmin não marcou nenhum ponto.
Jordan |
Transferiu-se para a Jordan em 1992. A equipe, sensação no ano anterior, agora com o motor Yamaha de doze cilindros. Era o ano em que a Jordan se afirmaria de vez na categoria.
Inicia-se a migração para a nova fábrica e tanto Gugelmin quanto o seu companheiro de equipe, o italiano Stefano Modena, estavam esperançosos com o campeonato. Mas, foi uma desilusão para ambos. Os dois pilotos só conseguiram se alinhar no final do grid em grande parte do campeonato (Modena não se classificou em quatro corridas). O carro não era nem sombra do ano anterior.
A equipe fechou o ano com um ponto, conquistado por Modena. Pelo segundo ano consecutivo, Maurício não marcou nenhum ponto também. Desiludido e sem perspectivas para o próximo campeonato, Gugelmin abandona a Fórmula 1. Seu nome chegou a ser cogitado para correr na Forti em 1995, mas outro brasileiro, Roberto Pupo Moreno, ganhou a vaga.
Champ Car |
Depois de deixar a Fórmula 1, Maurício foi tentar a sorte na extinta Champ Car. De 1993 a 2001 foram temporadas de altos e baixos, onde nunca teve um carro competitivo para a disputa do campeonato. Quase venceu a Indianapolis 500 de 1995 mas, somente em 1997, na etapa de Vancouver, conseguiu sua tão sonhada vitória em categorias "top" do automobilismo.
Gugelmin entrou para a história como um piloto e homem tranquilo, ético e, acima de tudo, um bom amigo e desapegado das coisas materiais, com bem diz uma frase sua:
“ | Não seja o homem mais rico no cemitério. | ” |
Isto resume "Big Mo", como era carinhosamente chamado no automobilismo.
500 Milhas de Indianápolis[1] |
Ano | Final | Equipe | Chassis | Motor | Pneus |
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1995 | 6º | PacWest | Reynard | Ford | G |
1994 | 11º | Chip Ganassi | Reynard | Ford | G |
Resultados na CART |
Ano | Equipe | Chassis | Motor | Pneus | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | Pontos | Posição |
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2001 | PacWest | Reynard | Toyota | F | MON 15 | LBH Ret | FTW Canc | NZR DNP | MOT 12 | MIL 10 | DET 10 | POR Ret | CLE 10 | TOR 7 | MIC 15 | CHI 22 | MID 14 | ROA Ret | VAN 15 | LAU 16 | ROC 20 | HOU Ret | LAG Ret | SRF Ret | FON Ret | 17 | 24º |
2000 | PacWest | Reynard | Mercedes | F | MIA 16 | LBH 10 | RIO Ret | MOT Ret | NZR 2 | MIL 11 | DET 16 | POR Ret | CLE 10 | TOR Ret | MIC Ret | CHI 7 | MID Ret | ROA Ret | VAN Ret | LAG 7 | GAT Ret | HOU Ret | SRF 10 | FON Ret | 39 | 17º | |
1999 | PacWest | Reynard | Mercedes | F | MIA 11 | MOT 7 | LBH 14 | NZR 18 | RIO Ret | GAT Ret | MIL 8 | POR Ret | CLE Ret | ROA 12 | TOR 14 | MIC Ret | DET Ret | MID Ret | CHI Ret | VAN 4 | LAG 11 | HOU 6 | SRF Ret | FON 6 | 44 | 16º | |
1998 | PacWest | Reynard | Mercedes | F | MIA 10 | MOT Ret | LBH 10 | NZR Ret | RIO 9 | GAT 16 | MIL Ret | DET 19 | POR 7 | CLE Ret | TOR 12 | MIC 13 | MID 4 | ROA Ret | VAN 6 | LAG Ret | HOU Ret | SRF 12 | FON 5 | | 49 | 15º | |
1997 | PacWest | Reynard | Mercedes | F | MIA 6 | SRF 17 | LBH 2 | NZR 9 | RIO Ret | GAT 6 | MIL 5 | DET Ret | POR 6 | CLE 15 | TOR 6 | MIC 6 | MID 7 | ROA 2 | VAN 1 | LAG 9 | FON 4 | | | | 132 | 4º | |
1996 | PacWest | Reynard | Ford | G | MIA Ret | RIO 7 | SRF 4 | LBH 15 | NZR 15 | MIC 2 | MIL 15 | DET 16 | POR 16 | CLE Ret | TOR 12 | MIC 3 | ROA Ret | MID Ret | VAN Ret | LAG 5 | | | | | 53 | 14º | |
1995 | PacWest | Reynard | Ford | G | MIA 2 | SRF 4 | PHX 13 | LBH 5 | NZR 17 | IND 6 | MIL 14 | DET 15 | POR 7 | ROA Ret | TOR 12 | CLE Ret | MIC 11 | MID 6 | NHS 11 | VAN Ret | LAG 3 | | | | 80 | 10º | |
1994 | Chip Ganassi | Reynard | Ford | G | SRF 6 | PHX 15 | LBH 7 | IND 11 | MIL 15 | DET 8 | POR Ret | CLE 8 | TOR Ret | MIC Ret | MID Ret | NHS 14 | VAN 5 | ROA Ret | NZR 10 | LAG Ret | | | | | 39 | 16º | |
1993 | Dick Simon | Lola | Ford | G | SRF | PHX | LBH | IND | MIL | DET | POR | CLE | TOR | MIC | NHM | ROA | VAN | MID Ret | NZR Ret | LAG 13 | | | | | 0 | NC (37º) |
Fórmula 1 |
(Legenda: Corridas em itálico indica volta mais rápida)
Ano | Equipe | Chassis | Motor | Pneus | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | Pontos | Posição |
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1992 | Sasol Jordan Yamaha | Jordan 192 | Yamaha OX99 V12 | G | AFS 11º | MEX Ret | BRA Ret | ESP Ret | SMR 7º | MON Ret | CAN Ret | FRA Ret | GBR Ret | ALE 15º | HUN 10º | BEL 14º | ITA Ret | POR Ret | JAP Ret | AUS Ret | 0 | NC (23º) |
1991 | Leyton House Racing | Leyton House CG911 | Ilmor LH10 V10 | G | EUA Ret | BRA Ret | SMR 12º | MON Ret | CAN Ret | MEX Ret | FRA 7º | GBR Ret | ALE Ret | HUN 11º | BEL Ret | ITA 15º | POR 7º | ESP 7º | JAP 8º | AUS 14º | 0 | NC (25º) |
1990 | Leyton House Racing | Leyton House CG901 | Judd EV V8 | G | EUA 14 | BRA DNQ | SMR Ret | MON DNQ | CAN DNQ | MEX DNQ | FRA Ret | GBR DNS | ALE Ret | HUN 8º | BEL 6º | ITA Ret | POR 12º | ESP 8º | JAP Ret | AUS Ret | 1 | 18º |
1989 | Leyton House Racing | March 881 | Judd EV V8 | G | BRA 3º | SMR Ret | 4 | 16º | ||||||||||||||
March CG891 | MON Ret | MEX DNQ | EUA Ret | CAN Ret | FRA NC | GBR Ret | ALE Ret | HUN Ret | BEL 7º | ITA Ret | POR 10º | ESP Ret | JAP 7º | AUS 7º | ||||||||
1988 | Leyton House March Racing Team | March 881 | Judd CV V8 | G | BRA Ret | SMR 15º | MON Ret | MEX Ret | CAN Ret | DET Ret | FRA 8º | GBR 4º | ALE 8º | HUN 5º | BEL Ret | ITA 8º | POR Ret | ESP 7º | JAP 10º | AUS Ret | 5 | 13º |
Referências
↑ Mauricio Gugelmin - Indianapolis 500 Race-Database.com
Ligações externas |
- Página oficial
- Pilotos da Fórmula Indy - Mauricio Gugelmin
- Entrevista com Maurício Gugelmin
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