Temporada de Fórmula 1 de 1990




A Temporada de Fórmula 1 de 1990 foi a 41.ª realizada pela FIA, decorrendo entre 11 de março e 4 de novembro de 1990, com dezesseis corridas.


Teve como campeão, o brasileiro Ayrton Senna da equipe McLaren, sendo vice-campeão o francês Alain Prost da Ferrari.




Índice






  • 1 Pilotos e equipes


  • 2 Trocas de pilotos


  • 3 Calendário


  • 4 Resultados


    • 4.1 Grandes Prêmios




  • 5 Classificação Mundial de Pilotos


  • 6 Classificação Mundial de Construtores


  • 7 Notas





Pilotos e equipes |
























Campeão

Vice-campeão

3º Lugar

Ayrton Senna Imola 1989 Cropped.jpg

Alain Prost 2008.jpg

Piquet a Monza 1983.JPG

Brasil Ayrton Senna

França Alain Prost

Brasil Nelson Piquet

Reino Unido McLaren-Honda

Itália Ferrari

Reino Unido Benetton-Ford






















































































































































































































































































































































Equipe
Construtor
Chassis
Motor
Pneu
No
Piloto
Piloto(s) de testes

Itália Scuderia Ferrari SpA

Ferrari

641

Ferrari 036 3.5 V12

G
1

França Alain Prost

Itália Gianni Morbidelli
2

Reino Unido Nigel Mansell

Reino Unido Tyrrell Racing Organisation

Tyrrell

018
019

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

P
3

Japão Satoru Nakajima

Alemanha Ocidental Volker Weidler
4

França Jean Alesi

Reino Unido Canon Williams Team

Williams

FW13B

Renault RS2 3.5 V10

G
5

Bélgica Thierry Boutsen

Reino Unido Mark Blundell
6

Itália Riccardo Patrese

Reino Unido Motor Racing Developments

Brabham

BT58

Judd EV 3.5 V8

P
7

Suíça Gregor Foitek

n/a
8

Itália Stefano Modena

BT59
7

Austrália David Brabham
8

Itália Stefano Modena

Reino Unido Footwork Arrows Racing

Arrows

A11

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

G
10

Alemanha Ocidental Bernd Schneider

n/a
A11B
9

Itália Michele Alboreto
10

Itália Alex Caffi

Alemanha Ocidental Bernd Schneider

Reino Unido Camel Team Lotus

Lotus

102

Lamborghini 3512 3.5 V12

G
11

Reino Unido Derek Warwick

n/a
12

Reino Unido Martin Donnelly

Reino Unido Johnny Herbert

Itália Fondmetal Osella

Osella

FA1M89
FA1ME

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

P
14

França Olivier Grouillard

n/a

Reino Unido Leyton House Racing

Leyton House

CG901

Judd EV 3.5 V8

G
15

Brasil Maurício Gugelmin

Itália Bruno Giacomelli
16

Itália Ivan Capelli

França AGS Racing

AGS

JH24
JH25

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

G
17

Itália Gabriele Tarquini

n/a
18

França Yannick Dalmas

Reino Unido Benetton Formula Ltd

Benetton

B189B

Ford HBA4 3.5 V8

G
19

Itália Alessandro Nannini

Reino Unido Johnny Dumfries
Brasil Roberto Moreno
20

Brasil Nelson Piquet

B190
19

Itália Alessandro Nannini

Brasil Roberto Moreno
20

Brasil Nelson Piquet

Itália BMS Scuderia Italia

Dallara

F190

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

P
21

Itália Gianni Morbidelli

Itália Andrea Montermini

Itália Emanuele Pirro
22

Itália Andrea De Cesaris

Itália SCM Minardi Team

Minardi

M189

Ford Cosworth DFZ 3.5 V8

P
23

Itália Pierluigi Martini

Itália Marco Apicella
24

Itália Paolo Barilla

M190
23

Itália Pierluigi Martini
24

Itália Paolo Barilla

Itália Gianni Morbidelli

França Ligier Gitanes

Ligier

JS33B

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

G
25

Itália Nicola Larini

França Emmanuel Collard
26

França Philippe Alliot

Reino Unido Honda Marlboro McLaren

McLaren

MP4/5B

Honda RA100E 3.5 V10

G
27

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido Jonathan Palmer
Reino Unido Allan McNish
28

Áustria Gerhard Berger

França Espo Larrousse F1

Lola

LC89

Lamborghini 3512 3.5 V12

G
29

França Éric Bernard

n/a
30

Japão Aguri Suzuki

LC90
29

França Éric Bernard
30

Japão Aguri Suzuki

Itália Subaru Coloni Racing

Coloni

FC189B

Subaru 1235 (Motori-Moderni rebatizados) 3.5 F12

P
31

Bélgica Bertrand Gachot

n/a

Itália Coloni Racing
FC189C

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

Itália EuroBrun Racing

EuroBrun

ER189B

Judd CV 3.5 V8

P
33

Brasil Roberto Moreno

n/a
34

Itália Claudio Langes

Reino Unido Moneytron Onyx Formula One

Onyx

ORE-1

Ford Cosworth DFR 3.5 V8

G
35

Suécia Stefan Johansson

n/a
36

Finlândia J.J. Lehto
ORE-1B
35

Suíça Gregor Foitek
36

Finlândia J.J. Lehto

Reino Unido Monteverdi Onyx Formula One
Monteverdi

ORE-1B
35

Suíça Gregor Foitek
36

Finlândia J.J. Lehto

Itália Life Racing Engines

Life

F190

Life F35 3.5 W12

G
39

Austrália Gary Brabham

n/a

Itália Bruno Giacomelli

Judd CV 3.5 V8

Itália Bruno Giacomelli


Trocas de pilotos |




  • Ferrari: Para 1990, a Scuderia contratou Alain Prost, desgastado na McLaren mesmo após o tricampeonato. O francês teve o inglês Nigel Mansell, na Ferrari desde 1989, como seu novo companheiro de time.


  • Tyrrell: Jean Alesi disputaria sua primeira temporada completa pela Tyrrell, pela qual havia estreado no ano anterior. Satoru Nakajima, vindo da Lotus, pilotaria o carro #3.


  • Williams: Riccardo Patrese é mantido na equipe, além do belga Thierry Boutsen.


  • Brabham: Por 10 corridas, o suíço Gregor Foitek formou dupla com o italiano Stefano Modena, mas acabou perdendo a vaga para David Brabham, filho do tricampeão e fundador da equipe, Jack Brabham.


  • Footwork: Com a compra da Arrows, a equipe adotaria o nome Footwork, usado até 1996. Seus pilotos foram o italiano Michele Alboreto e seu compatriota Alex Caffi - Bernd Schneider, desempregado desde que a Zakspeed encerrou suas atividades, foi inscrito para duas corridas, mas obteve classificação apenas para o GP dos EUA.


  • Lotus: Em declínio financeiro, a equipe fundada por Colin Chapman passa a ser equipada com motores Lamborghini. A dupla de pilotos foi formada por dois britânicos: o inglês Derek Warwick e o norte-irlandês Martin Donnelly. O desempenho de ambos foi fraco: Warwick marcou apenas três pontos, e sofreu um forte acidente no GP da Itália. Donnelly teve sua carreira abreviada na F-1 após os treinos para o GP da Espanha, ao bater violentamente no guard-rail. As imagens do carro destruído e do piloto caído no asfalto, com o banco preso ao corpo, impressionaram. Levado ao hospital, Donnelly sobreviveu, mas não voltaria a guiar carros da categoria e foi substituído por Johnny Herbert.


  • Osella: Em sua última temporada com o nome Osella, a escuderia teve apenas o francês Olivier Grouillard como piloto.


  • Leyton House: Assim como em 1989, Maurício Gugelmin e Ivan Capelli foram os pilotos da equipe.


  • AGS: Gabriele Tarquini e Yannick Dalmas fizeram um campeonato fraco em 1990: o italiano não se classificou para 12 corridas, enquanto que o francês não conquistou a vaga em 11. O melhor resultado da AGS foi um nono lugar de Dalmas, no GP da Espanha.


  • Benetton: Até o GP da Espanha, Nelson Piquet e Alessandro Nannini formaram a dupla titular da equipe anglo-italiana em 1990. Um acidente de helicóptero encerrou a carreira do italiano na F-1, e o tricampeão sugeriu Roberto Moreno, seu amigo pessoal, como substituto de Nannini. Com o segundo lugar conquistado no GP do Japão, onde Senna conquistaria o bicampeonato, Moreno garantiu sua permanência para 1991.


  • Scuderia Italia: Em sua terceira temporada, a equipe italiana contratou, inicialmente, Gianni Morbidelli e Andrea De Cesaris para formarem a dupla de pilotos. Morbidelli acabou dispensado após o GP do Brasil, e outro italiano, Emanuele Pirro, foi contratado para seu lugar.


  • Minardi: Pierluigi Martini continuou na escuderia de Faenza, não pontuando em nenhuma corrida. Paolo Barilla foi seu companheiro de equipe até o GP da Espanha, quando perdeu sua vaga para Gianni Morbidelli.


  • Ligier: Equipada com motores Ford, a Ligier teve desempenho fraco: seus pilotos, Nicola Larini e Philippe Alliot, não pontuaram. O francês chegou a ser desclassificado dos GPs do Brasil (perdeu a vaga nos treinos) e da Alemanha (este por receber ajuda dos fiscais).


  • McLaren: Em sua terceira temporada na escuderia de Woking, Ayrton Senna, às turras com o então presidente da FIA, Jean-Marie Balestre, passaria a ter o austríaco Gerhard Berger, vindo da Ferrari, como seu novo companheiro de equipe.


  • Larrousse: Éric Bernard fez sua estreia na categoria pela Larrousse, que contratou ainda o japonês Aguri Suzuki. A equipe fez uma temporada razoável, marcando 11 pontos, com destaque para o terceiro lugar de Suzuki no GP do Japão, sendo o primeiro - e único - pódio conquistado pela equipe, e o primeiro de um piloto japonês.


  • Coloni: Antes da temporada, firmou parceria com a Subaru para que a fábrica equipasse seus carros. O projeto fracassou, e Enzo Coloni recorreu aos motores Ford para tentar reagir no campeonato. A estratégia também não foi bem-sucedida, e o franco-belga Bertrand Gachot não se classificou para nenhuma corrida - chegou a ficar na pré-classificação por 10 corridas seguidas.


  • Onyx Grand Prix: Stefan Johansson, responsável pelo único pódio do time, em 1989, permaneceria até o GP do Brasil, quando foi dispensado. Gregor Foitek assumiu a vaga, enquanto que J.J. Lehto permaneceria até o GP da Hungria.


  • Life Racing Engines: Herdou a vaga da equipe FIRST Racing, cujo chassi foi reprovado nos crash-tests. Inovou com um motor W12, que se mostrou um grande fiasco, assim como o F190, o carro da escuderia para 1990. Gary Brabham, irmão de David Brabham e o segundo filho de Jack Brabham, foi contratado para guiar o monoposto. Não se classificou para os GPs dos EUA e do Brasil, sempre com tempos altos. A Life tentou contratar Bernd Schneider, Paulo Carcasci e Rob Wilson, mas não teve sucesso, e recorreu ao italiano Bruno Giacomelli, que não disputava provas de F-1 desde 1983, quando corria na Toleman. Nem a presença de Giacomelli ajudou: ele não se classificou para nenhuma etapa e encerrou definitivamente sua carreira como piloto titular na categoria.


  • EuroBrun: A equipe de Walter Brun teve o italiano Claudio Langes e o brasileiro Roberto Moreno como seus pilotos. Langes não passou da pré-classificação em nenhuma oportunidade, enquanto Moreno largou em duas corridas. A EuroBrun faliu após o GP da Espanha, mas o brasileiro não permaneceu desempregado: indicado por Nelson Piquet, assinou com a Benetton para substituir Alessandro Nannini.



Calendário |









































































































Prova
Grande Prêmio
Data
Local
1

Estados Unidos GP dos Estados Unidos

11 de Março

Phoenix
2

Brasil GP do Brasil

25 de Março

Interlagos
3

San Marino GP de San Marino

13 de Maio

Ímola
4

Mónaco GP de Mônaco

27 de Maio

Monte Carlo
5

Canadá GP do Canadá

10 de Junho

Montreal
6

México GP do México

24 de Junho

Hermanos Rodriguez
7

França GP da França

8 de Julho

Paul Ricard
8

Reino Unido GP da Inglaterra

15 de Julho

Silverstone
9

Alemanha GP da Alemanha

29 de Julho

Hockenheim
10

Hungria GP da Hungria

12 de Agosto

Hungaroring
11

Bélgica GP da Bélgica

26 de Agosto

Spa-Francorchamps
12

Itália GP da Itália

9 de Setembro

Monza
13

Portugal GP de Portugal

23 de Setembro

Estoril
14

Espanha GP da Espanha

30 de Setembro

Jerez
15

Japão GP do Japão

21 de Outubro

Suzuka
16

Austrália GP da Austrália

4 de Novembro

Adelaide


Resultados |



Grandes Prêmios |




























































































































































GP
Grande Prêmio
Pole Position
Volta mais rápida
Vencedor
Equipe
Descrição
1

Estados Unidos GP dos Estados Unidos

Áustria Gerhard Berger

Áustria Gerhard Berger

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
2

Brasil GP do Brasil

Brasil Ayrton Senna

Áustria Gerhard Berger

França Alain Prost

Itália Ferrari

Detalhes
3

San Marino GP de San Marino

Brasil Ayrton Senna

Itália Alessandro Nannini

Itália Riccardo Patrese

Reino Unido Williams-Renault

Detalhes
4

Mónaco GP de Mônaco

Brasil Ayrton Senna

Brasil Ayrton Senna

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
5

Canadá GP do Canadá

Brasil Ayrton Senna

Áustria Gerhard Berger

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
6

México GP do México

Áustria Gerhard Berger

França Alain Prost

França Alain Prost

Itália Ferrari

Detalhes
7

França GP da França

Reino Unido Nigel Mansell

Reino Unido Nigel Mansell

França Alain Prost

Itália Ferrari

Detalhes
8

Reino Unido GP da Grã-Bretanha

Reino Unido Nigel Mansell

Reino Unido Nigel Mansell

França Alain Prost

Itália Ferrari

Detalhes
9

Alemanha GP da Alemanha

Brasil Ayrton Senna

Bélgica Thierry Boutsen

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
10

Hungria GP da Hungria

Bélgica Thierry Boutsen

Itália Riccardo Patrese

Bélgica Thierry Boutsen

Reino Unido Williams-Renault

Detalhes
11

Bélgica GP da Bélgica

Brasil Ayrton Senna

França Alain Prost

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
12

Itália GP da Itália

Brasil Ayrton Senna

Brasil Ayrton Senna

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido McLaren-Honda

Detalhes
13

Portugal GP de Portugal

Reino Unido Nigel Mansell

Itália Riccardo Patrese

Reino Unido Nigel Mansell

Itália Ferrari

Detalhes
14

Espanha GP da Espanha

Brasil Ayrton Senna

Itália Riccardo Patrese

França Alain Prost

Itália Ferrari

Detalhes
15

Japão GP do Japão

Brasil Ayrton Senna

Itália Riccardo Patrese

Brasil Nelson Piquet

Reino Unido Benetton-Ford

Detalhes
16

Austrália GP da Austrália

Brasil Ayrton Senna

Reino Unido Nigel Mansell

Brasil Nelson Piquet

Reino Unido Benetton-Ford

Detalhes


Classificação Mundial de Pilotos |

























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Pos
Piloto

USA Estados Unidos

BRA Brasil

SMR San Marino

MON Mónaco

CAN Canadá

MEX México

FRA França

GBR Reino Unido

GER Alemanha

HUN Hungria

BEL Bélgica

ITA Itália

POR Portugal

ESP Espanha

JPN Japão

AUS Austrália

Pontos[1][2]
1

Brasil Ayrton Senna
1

3

Ret

1

1
20†
3
3

1
2

1

1
2

Ret

Ret

Ret

78
2

França Alain Prost
Ret
1
4
Ret
(5)

1
1
1
4
Ret

2
2
3
1
Ret
3

71 (73)
3

Brasil Nelson Piquet
4
6
5
DSQ
2
(6)
4
5
Ret
3
5
7
5
Ret
1
1

43 (44)
4

Áustria Gerhard Berger

Ret

2
2
3

4

3
5
14†
3
16†
3
3
4
Ret
Ret
4

43
5

Reino Unido Nigel Mansell
Ret
4
Ret
Ret
3
2

18

Ret
Ret
17†
Ret
4

1
2
Ret

2

37
6

Bélgica Thierry Boutsen
3
5
Ret
4
Ret
5
Ret
2

6

1
Ret
Ret
Ret
4
5
5

34
7

Itália Riccardo Patrese
9
13†
1
Ret
Ret
9
6
Ret
5

4
Ret
5

7

5

4
6

23
8

Itália Alessandro Nannini
11
10†

3
Ret
Ret
4
16†
Ret
2
Ret
4
8
6
3



21
9

França Jean Alesi
2
7
6
2
Ret
7
Ret
8
11†
Ret
8
Ret
8
Ret
DNS
8

13
10

Itália Ivan Capelli
Ret
NQ
Ret
Ret
10
NQ
2
Ret
7
Ret
7
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret

6
11

Brasil Roberto Moreno
13
NPQ
Ret
NQ
NQ
DSQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
2
7

6
12

Japão Aguri Suzuki
Ret
Ret
Ret
Ret
12
Ret
7
6
Ret
Ret
Ret
Ret
14†
6
3
Ret

6
13

França Éric Bernard
8
Ret
13†
6
9
Ret
8
4
Ret
6
9
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret

5
14

Reino Unido Derek Warwick
Ret
Ret
7
Ret
6
10
11
Ret
8
5
11
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret

3
15

Japão Satoru Nakajima
6
8
Ret
Ret
11
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
6
DNS
Ret
6
Ret

3
16

Itália Alex Caffi

Ret
NQ
5
8
NQ
Ret
7
9
9
10
9
13†

9
NQ

2
17

Itália Stefano Modena
5
Ret
Ret
Ret
7
11
13
9
Ret
Ret
17†
Ret
Ret
Ret
Ret
12

2
18

Brasil Mauricio Gugelmin
14
NQ
Ret
NQ
NQ
NQ
Ret
DNS
Ret
8
6
Ret
12
8
Ret
Ret

1

19

Itália Nicola Larini
Ret
11
10
Ret
Ret
16
14
10
10
11
14
11
10
7
7
10

0

20

Reino Unido Martin Donnelly
Ret
Ret
8
Ret
Ret
8
12
Ret
Ret
7
12
Ret
Ret
DNS



0

21

Itália Pierluigi Martini
7
9
DNS
Ret
Ret
12
Ret
Ret
Ret
Ret
15
Ret
11
Ret
8
9

0

22

Suíça Gregor Foitek
Ret
Ret
Ret
7†
Ret
15
NQ
NQ
Ret
NQ







0

23

França Philippe Alliot
DSQ
12
9
Ret
Ret
18
9
13
DSQ
14
NQ
13
Ret
Ret
10
11

0

24

Itália Michele Alboreto
10
Ret
NQ
NQ
Ret
17
10
Ret
Ret
12
13
12†
9
10
Ret
NQ

0

25

França Yannick Dalmas
NPQ
Ret

NPQ
NPQ
NPQ
17
NPQ
NQ
NQ
NQ
Ret
Ret
9
NQ
NQ

0

26

Itália Emanuele Pirro


Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
11
Ret
10
Ret
Ret
15
Ret
Ret
Ret

0

27

Itália Andrea de Cesaris
Ret
Ret
Ret
Ret
Ret
13
DNS
Ret
NQ
Ret
Ret
10
Ret
Ret
Ret
Ret

0

28

Itália Paolo Barilla
Ret
Ret
11
Ret
NQ
14
NQ
12
Ret
15
Ret
NQ
NQ
NQ



0

29

Finlândia Jyrki Järvilehto
NQ
NQ
12
Ret
Ret
Ret
NQ
NQ
NC
NQ







0

30

Alemanha Bernd Schneider
12












NQ



0

31

França Olivier Grouillard
Ret
Ret
Ret
DNQ
13
19
NPQ
NQ
NQ
NPQ
16
Ret
NQ
Ret
NQ
13

0

32

Itália Gabriele Tarquini
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NQ
Ret
NPQ
13
NQ
NQ
NQ
Ret
NQ
Ret

0

33

Itália Gianni Morbidelli
NQ
14












Ret
Ret

0

34

Austrália David Brabham


NQ
Ret
NQ
Ret
15
NQ
Ret
NQ
Ret
NQ
Ret
NQ
Ret
Ret

0
35

Reino Unido Johnny Herbert














Ret
Ret
0
-

Suécia Stefan Johansson
NQ
NQ














-
-

Bélgica Bertrand Gachot
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NQ
NQ
NQ
NQ
NQ
NQ
-
-

Itália Claudio Langes
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ


-
-

Austrália Gary Brabham
NPQ
NPQ














-
-

Itália Bruno Giacomelli


NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ
NPQ


-
Pos
Piloto

USA Estados Unidos

BRA Brasil

SMR San Marino

MON Mónaco

CAN Canadá

MEX México

FRA França

GBR Reino Unido

GER Alemanha

HUN Hungria

BEL Bélgica

ITA Itália

POR Portugal

ESP Espanha

JPN Japão

AUS Austrália

Pontos[1][2]





















































Cor Resultado
Ouro Vencedor
Prata 2º lugar
Bronze 3º lugar
Verde Terminou, nos pontos
Azul Terminou, sem pontos
Púrpura Retirou-se
(Ret)
Vermelho Não qualificado
(NQ)
Preto Desqualificado
(DSQ)
Branco Não largou
(NL)
Azul claro
Apenas Treino (AT)
Sem cor
Não participou
(NP)
Lesionado
(Les)
Excluído
(EX)


Negrito – Pole position

Itálico – Volta mais rápida



  • Em negrito indica pole position e itálico volta mais rápida.

† Completou mais de 90% da distância da corrida.



Classificação Mundial de Construtores |





































































































































































































































































































































































Pos.
Construtor
Chassis
Motor
Pneu
GPs
Vitórias
Pódiums
Poles
Subtotal
de
Pontos
Total
de
Pontos
1

Reino Unido McLaren

MP4/5B
Honda RA100E V10

G
16
6
18
12
121
121
2

Itália Ferrari

F1 641
Ferrari 036 V12

G
16
6
14
3
110
110
3

Reino Unido Benetton

B189B
Ford HBA4 V8

G
2



4
71

B190
14
2
8

67
4

Reino Unido Williams

FW13B
Renault RS2 V10

G
16
2
4
1
57
57
5

Reino Unido Tyrrell

018
Ford Cosworth DFR V8

P
2

1

7
16

019
14

1

9
6

Reino Unido Lola

LC89B
Lamborghini 3512 V12

G
2


1

11

LC90
14

1

11
7

Reino Unido Leyton House

CG901
Judd EV V8

G
15

1

7
7
8

Reino Unido Lotus

102
Lamborghini 3512 V12

G
16



3
3
9

Reino Unido Arrows

A11
Ford Cosworth DFR V8

G
1




2
A11B
14



2
10

Reino Unido Brabham

BT58
Judd EV V8

P
2



2
2

BT59
14



0

11

França Ligier

JS33B
Ford Cosworth DFR V8

G
16



0

0

12

Itália Minardi

M189
Ford Cosworth DFR V8

P
3



0

0

M190
14



0

13

Reino Unido Onyx

ORE-1
Ford Cosworth DFR V8

G
(2)



NQ

0
ORE-1B
4 (6)



0

14

França AGS

JH24
Ford Cosworth DFR V8

G
1 (2)



0

0

JH25
7 (14)



0

15

Itália Dallara

F190
Ford Cosworth DFR V8

P
16



0

0

16

Itália Osella

FA1M89
Ford Cosworth DFR V8

P
2



0

0

FA1ME
7 (14)



0

17

Itália Euro Brun

ER189B
Judd CV V8

P
2 (14)



0

0
-

Itália Coloni

FC189C
Ford Cosworth DFR V8

P
(8)



2 NPQ e 6 NQ
-

Itália Life

F190
Judd CV V8

G
(2)



NPQ
-

Itália Coloni

FC189B
Subaru 1235 (Motori-Moderni rebatizados) F12

P
(8)



NPQ
-

Itália Life

F190
Life F35 W12

G
(14)



NPQ

Notas




  1. ab Somente os 11 melhores resultados contam para o Campeonato de Pilotos. Números sem parênteses são os pontos do Campeonato; números com parênteses são os pontos totais.


  2. ab «SEASONS - 1990» (em inglês). STATS F1 














































































Popular posts from this blog

浄心駅

カンタス航空