Pernambucanas









































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Pernambucanas

Pernambucanas



Razão social
Arthur Lundgren Tecidos S.A.

Tipo


Empresa de capital fechado

Slogan
"Faz parte da família" [1]
Atividade
Varejista
Fundação

25 de setembro de 1908 (110 anos)
Recife, Pernambuco
Fundador(es)

Herman Theodor Lundgren
Sede

São Paulo,  Brasil
Produtos

Vestuário
Produtos para o Lar
Eletrodomésticos
Faturamento

Aumento R$ 6 bilhões (2013)[2]

Website oficial

Pernambucanas.com.br

Pernambucanas é uma rede varejista brasileira fundada no dia 25 de setembro de 1908 na cidade do Recife, em Pernambuco, pelo sueco Herman Theodor Lundgren, que tinha adquirido pouco tempo antes de falecer uma unidade de produção têxtil, a Companhia de Tecidos Paulista, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife.[3]




Índice






  • 1 História


  • 2 Referências


  • 3 Ver também


  • 4 Ligações externas





História |




Filial das Lojas Pernambucanas na cidade de Avaré.


Em 1910 foi inaugurada a loja na Praça da Sé, São Paulo. Em 1962 ficou famoso o filme de propaganda: "Quem bate? É o frio! Não adianta bater, eu não deixo você entrar". Em 1970 era a maior rede de lojas do Brasil. No Século XXI diversificou seus produtos, que além de tecidos e roupas oferece eletrodomésticos, informática e similares.


Apesar de se chamar "Pernambucanas", remetendo ao estado onde o imigrante sueco se estabeleceu ao chegar ao país e onde ainda moram muitos de seus descendentes, a rede não possui mais lojas em Pernambuco desde a década de 1980. A empresa em seu auge na década de 1970 chegou a ter mais de 700 lojas, incluindo as Lojas Muricy, fundada em 1976, porém após uma disputa entre os herdeiros nas décadas de 1970 a 1990, as operações de Pernambuco e do Ceará desapareceram e os negócios no Rio de Janeiro foram à falência (Lundgren Irmãos Tecidos Indústria e Comércio S/A), apenas a Arthur Lundgren Tecidos, com operações em São Paulo, prosperou e hoje compete com os grandes concorrentes do segmento de varejo no país.[4]


Com um faturamento de R$ 6 bilhões em 2013, é a maior varejista de vestuário do Brasil.[5]


Hoje, após cem anos de sua fundação, está presente em apenas sete Estados – São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal, com mais de 17 mil colaboradores e 316 lojas pelo país.[6] Com um unico centro de distribuição em Araçariguama SP, Um escritório central e uma central de relacionamento com o cliente, ambos em São Paulo.


Com um modelo de negócio diferenciado no Brasil, ancorado em quatro categorias diferentes – lar-têxtil (cama, mesa, banho, tapetes e cortinas); vestuário (feminino, masculino, infanto-juvenil, lingerie, calçados e acessórios); eletro (eletroeletrônicos, eletroportátil, eletrodoméstico, telefonia e informática); produtos e serviços financeiros (empréstimos, seguros e garantias estendidas) –, a Pernambucanas apresenta um conceito de loja completa para a família brasileira. [7]


A Pernambucanas também possui marcas próprias: Anik, Flobelle, Baila e Greta, para Lar-Têxtil; e Vanguard, Argonaut, Norton, Anne Claude e Giardino para Vestuário. Além disso, um time de 15 estilistas identifica tendências de moda, adequando tecidos e desenhos dos segmentos Lar-Têxtil e Vestuário ao perfil dos consumidores para as coleções outono/inverno e primavera/verão. [8]


Tal envolvimento com o universo da moda também pode ser comprovado pelo concurso Faces, que a empresa promove em parceria com a agência Ford Models. Realizado em diversas etapas ao longo do ano, o concurso seleciona jovens de 14 a 25 anos para ingressarem na carreira de modelo e manequim. [9]



Referências




  1. «Pernambucanas». Facebook página oficial. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 


  2. «13 redes de moda que mais vendem no Brasil». Exame. 17 de setembro de 2014. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 


  3. «Casas Pernambucanas comemoram 100 anos em grande estilo». Lavras 24horas. 28 de novembro de 2008. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 


  4. Fernando Scheller - O Estado de S.Paulo (2 de junho de 2014). «Pernambucanas se sofistica para a web». Consultado em 20 de fevereiro de 2016 


  5. «Saiba quem são as 13 redes de moda que mais vendem no Brasil». Varejista. 17 de setembro de 2014. Consultado em 20 de fevereiro de 2016 


  6. http://www.sindishopping.com.br/sindishopping/noticia/exibir/cod/1746


  7. «Pernambucanas - Mais de 102 anos de sucesso no varejo brasileiro». Fashion Bubbles - Moda como Arte, Cultura e Estilo de Vida. Consultado em 6 de janeiro de 2016 


  8. «Pernambucanas - Mais de 102 anos de sucesso no varejo brasileiro». Fashion Bubbles - Moda como Arte, Cultura e Estilo de Vida. Consultado em 6 de janeiro de 2016 


  9. «Pernambucanas - Mais de 102 anos de sucesso no varejo brasileiro». Fashion Bubbles - Moda como Arte, Cultura e Estilo de Vida. Consultado em 6 de janeiro de 2016 



Ver também |


  • Companhia de Tecidos Rio Tinto


Ligações externas |




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  • Página oficial



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