Parque infantil









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Um parquinho na Turquia.


Um parque infantil, parquinho[1] ou ainda playground é uma área de recreação — geralmente, ao ar livre — dedicada especialmente às crianças e pré-adolescentes. Parquinhos são especialmente planejados para o entretenimento de crianças. Seu principal objetivo é estimular a atividade física entre crianças.




Índice






  • 1 Descrição


  • 2 História


  • 3 Localização e acessibilidade


  • 4 Segurança


  • 5 Ver também


  • 6 Referências





Descrição |


Pequenos parquinhos possuem alguns simples brinquedos como gangorra, balanço, escorregadores, casinhas, chapéu mexicano, entre outros. Parquinhos que dispõem de um espaço maior possuem também trapézios, trepa-trepas, casas maiores e até mesmo uma quadra esportiva. Algumas também possuem laguinhos. A maioria dos parquinhos localizados ao ar livre também possui caixas de areia.


Pequenas crianças podem brincar em casinhas, bancos de areia, gangorras ou balanços. Crianças mais velhas podem usar o playground para atividades recreacionais mais complexas, como amarelinha, pula corda etc. Alguns parquinhos são dotados de uma quadra poliesportiva (ou uma área grande e aberta), permitindo, também, entretenimento a adolescentes e adultos, que, assim, podem praticar esportes como basquete, frisbee, futebol e tênis, por exemplo.


Parquinhos, muitas vezes, tornam-se centros de atividades comunitárias, onde pequenas competições, festas e outros eventos especiais são realizados.



História |




Um parquinho equipado com um laguinho




Parquinho em uma cidade europeia




Um parquinho precisa atender a certos critérios de segurança. Um requisito básico é que ela esteja instalada sob uma superfície macia, como areia, grama ou borracha.


Antes do século XX, crianças, geralmente, brincavam nos quintais de suas casas, em áreas abertas e nas ruas. Nos Estados Unidos, o movimento pela criação de áreas abertas dedicadas especialmente à recreação infantil começou em Boston, por um jornalista de Nova Iorque, por volta da década de 1880, que achava importante que espaços abertos eram importantes nas grandes cidades, que cresciam cada vez mais, muitas vezes descontroladamente, e onde cada vez mais arranha-céus eram construídos - até então, escolas não tinham áreas abertas onde as crianças pudessem brincar. Em 1889, uma área aberta equipada com uma pista de corrida e espaços para jogos foi aberta em Boston, e dedicada para garotos. Dois anos depois, esta área foi expandida, onde foi adicionado uma seção exclusiva para garotas. Na virada do século, a cidade tinha cerca de 21 áreas abertas dedicadas especialmente para pequenas crianças, e logo outras cidades dos Estados Unidos e do Canadá seguiram o exemplo de Boston.



Localização e acessibilidade |


Atualmente, praticamente todas as escolas em países desenvolvidos possuem parquinhos, bem como a maioria das escolas localizadas em qualquer país industrializado, podendo, por vezes, ser usada apenas pelos alunos da escola, por vezes por qualquer criança da comunidade.


Muitas cidades administram parquinhos (ou parques equipados com aparelhos de recreação infantil) em diversas regiões da cidade, e estes parquinhos são geralmente livres e acessíveis a qualquer pessoa. Porém, alguns parquinhos, geralmente, de propriedade privada, cobram uma taxa pelo seu uso - exemplos incluem parquinhos localizados em aeroportos e centro comerciais, por exemplo.


Parquinhos podem fazer parte de uma dada propriedade - um conjunto residencial ou um estabelecimento comercial como a Pizza Hut ou o McDonalds, por exemplo. Estes parquinhos geralmente podem ser usados apenas pelas as pessoas que moram no no conjunto residencial (e eventuais visitantes) e clientes do estabelecimento comercial.



Segurança |


Parquinhos não são locais 100% seguros para crianças, especialmente se estas estão sem a supervisão de adultos. Existem algumas regras de segurança a serem observadas, especialmente quando os aparelhos usados pelas crianças oferecem risco de queda para elas, as crianças:



  • Aparelhos de recreação infantil como escorregadores, balanços, gangorras e outros aparelhos onde o risco de queda existe, devem ser sempre ser construídas em sobre um terreno macio, preferencialmente, areia - grama ou borracha são outras alternativas. Jamais sobre superfícies duras como concreto ou cimento. Exceções são pequenos aparelhos de recreação usados por crianças muito pequenas, e que não oferecem risco nenhum de queda.

  • Deve-se notar especial cuidado para certos aparelhos. Por exemplo, trepa-trepas não podem ser demasiadamente altos, e precisam ser abertas. Outros aparelhos, como pula-pulas, por exemplo, devem ser estar sempre equipadas com uma parede protetora, para evitar que a criança saia voando para fora do aparelho.

  • Quando um parquinho é usado por crianças deve haver ao menos um adulto supervisionando.

  • Ausência total de materiais cortantes.


Muitos países possuem leis que proíbem a construção de parquinhos inseguros. Na Europa comunitária, existem duas normas a seguir (EN 1176 e EN 1177).



Ver também |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Parque infantil



  • Academia ao ar livre

  • Parque

  • Parque de diversões

  • Praça



Referências




  1. Dicionário escolar da língua portuguesa/Academia Brasileira de Letras. 2ª edição. São Paulo. Companhia Editora Nacional. 2008. p. 995.







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