Mar Vermelho









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde fevereiro de 2019). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Mar Vermelho (desambiguação).

Coordenadas: 22° N 38° E




Mar Vermelho fotografado por satélite. A esquerda vê-se o rio Nilo


O mar Vermelho (árabe:Bahr el-Ahmar, hebraico Yam Suf ou Hayam Haadóm) é um golfo do oceano Índico entre a África e a Ásia. Ao sul, o mar Vermelho comunica com o oceano Índico pelo estreito de Babelmândebe e o golfo de Áden. A norte se encontram a península do Sinai, o golfo de Ácaba e o canal de Suez (que permite a comunicação com o mar Mediterrâneo).[1][2]


O mar Vermelho tem um comprimento de aproximadamente 1900 km, por uma largura máxima de 300 km e uma profundidade máxima de 2 500 metros na fossa central, com uma profundidade média de 500 m, sua água tem um percentual de salinidade de aproximadamente 4% (ou 40‰). O mar Vermelho é famoso pela exuberância de sua vida submarina, sejam as inúmeras variedades de peixes ou os magníficos corais. A superfície do mar Vermelho é de aproximadamente 450 000 km², com uma população de mais de 1000 espécies de invertebrados, de 200 espécies de corais e de ao menos 300 espécies de tubarões.


As temperaturas na superfície do mar Vermelho são relativamente constantes, entre 21 e 25 °C. A visibilidade se mantém relativamente boa até 200 metros de profundidade, mas os ventos podem surgir rapidamente e as correntes se revelarem traiçoeiras.


A configuração do mar Vermelho é devido à separação das placas tectónicas da África e da península Arábica. O movimento começou há cerca de trinta milhões de anos e continua atualmente, o que explica a existência de uma atividade vulcânica nas partes mais profundas e nas margens. Admite-se que o mar Vermelho transformar-se-á em um oceano, como propõe o modelo de John Tuzo Wilson.


O mar Vermelho é um destino turístico privilegiado, principalmente para os amantes de mergulho submarino.


Os países banhados pelo mar Vermelho são Arábia Saudita, Djibuti, Egito, Eritreia, Iêmen, Israel, Jordânia e Sudão.


Algumas cidades costeiras do mar Vermelho: Assab, Porto Sudão, Port Safaga, Hurghada, Suez, Sharm el Sheikh, Eilat, Ácaba, Dahad, Jedá, Al Hudaydah.


Ao contrário do que possa parecer, o mar Vermelho, braço do oceano Índico entre a costa da África e a península Arábica, não tem esse nome por causa de sua cor. De longe suas águas têm um aspecto azulado. Normalmente são também bastante límpidas, o que faz que a região seja utilizada para atividades de mergulho. A mais provável origem do nome são as bactérias trichodesmium erythraeum, presentes na superfície da água.[1][2] Durante sua proliferação elas deixam o mar com manchas avermelhadas em alguns lugares. Outra possibilidade são as montanhas ricas em minerais na costa arábica, apelidadas de "montanhas de rubi" por antigos viajantes da região.



A abertura do mar Vermelho |


Segundo a Bíblia, o povo hebreu acabava de ter saído do Egito, após serem escravizados por 430 anos. Moisés, um hebreu criado pela família real egípcia, recebeu uma ordem de Deus para libertar seu povo, que estava cativo no Egito. Após as 10 pragas,o faraó finalmente deixou os israelitas irem embora, mas tempo depois da partida deles, o faraó mudou de ideia. Então, ele mandou um exército grande para ir atrás deles no deserto. Os hebreus estavam cercados entre o exército egípcio e o mar Vermelho, mas Moisés, após orar ao Senhor, ergueu o seu cajado diante do imenso mar, que se abriu em dois, possibilitando a passagem para os hebreus. Após eles terem passado, o exército egípcio também tenta passar pelo mar, mas ele se fechou, afogando todos os soldados. (Êxodo 14:15-31)[3][4]



Ver também |


  • Périplo do Mar Eritreu


Referências




  1. ab «Red Sea | sea, Middle East». Encyclopædia Britannica (em inglês) 


  2. ab «La Mer Rouge: qu'est-ce que c'est?». AquaPortail (em francês) 


  3. «A travessia do Mar Vermelho e outras passagens dos Dez Mandamentos que a ciência explica». BBC News Brasil. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 


  4. «"A divisão do Mar Vermelho pode ser explicada pela ciência"». VEJA.com. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 




Saiba mais sobre Mar Vermelho
nos projetos irmãos da Wikipedia:



Search Wiktionary Definições no Wikcionario
Search Wikibooks Livros e manuais no Wikilivros
Search Wikiquote Citações no Wikiquote
Search Wikisource Documentos originais no Wikisource
Search Commons Imagens e media no Commons
Search Wikinews Notícias no Wikinotícias
Busca Wikcionario Recursos no Wikiversidade








































































Popular posts from this blog

浄心駅

カンタス航空