Bell Boeing V-22 Osprey

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V-22 Osprey | |
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Descrição | |
Tipo / Missão |
Aeronave de transporte V/STOL |
País de origem |
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Fabricante |
Bell Helicopter Boeing Rotorcraft Systems |
Período de produção |
1988-presente |
Quantidade produzida |
Até 2014 +200[1] |
Custo unitário |
MV-22: US$72,1 milhões (AF de 2015)[2] |
Desenvolvido de |
Bell XV-15 |
Primeiro voo em |
19 de março de 1989 (29 anos) |
Introduzido em |
13 de junho de 2007[3] |
Variantes |
6 versões
|
Tripulação |
4 - piloto, co-piloto e dois engenheiros de voo/chefes de tripulação (MV-22B) |
Soldados |
24 soldados sentados ou 32 no piso ou 9 070 kg (20 000 lb) de carga interna ou até 6 800 kg (15 000 lb) de carga externa em gancho duplo 1 x veículo leve de transporte interno Growler[4][5] |
Especificações (Modelo: MV-22B) | |
Dimensões | |
Comprimento |
17,5 m (57,4 ft) |
Envergadura |
14 m (45,9 ft) |
Altura |
5,5 m (18,0 ft) |
Área das asas |
28 m² (301 ft²) |
Alongamento |
7 |
Diâmetro |
11,6 m (38,1 ft) |
Peso(s) | |
Peso vazio |
15 032 kg (33 100 lb) |
Peso carregado |
21 500 kg (47 400 lb) |
Peso máx. de decolagem |
27 400 kg (60 400 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) |
2 x turbo-eixos Rolls-Royce Allison T406/AE 1107C-Liberty |
Potência (por motor) |
6 150 hp (4 590 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima |
565 km/h (305 kn) |
Velocidade de cruzeiro |
446 km/h (241 kn) |
Alcance bélico |
722 km (449 mi) |
Alcance (MTOW) |
3 590 km (2 230 mi) |
Teto máximo |
7 620 m (25 000 ft) |
Razão de subida |
11.8 m/s |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões |
1x M240 de 7,62 mm (0,300 in) ou 1x M2 Browning .50 de 12,7 mm (0,500 in) 1x GAU-17 Minigun de 7,62 mm (0,300 in) [opcional][6][7] |
Notas | |
Dados de: Norton[nota 1], Boeing[8], Bell guide[9], Naval Air Systems Command[10] e USAF CV-22 fact sheet[11] Aviso | |
O Bell Boeing V-22 Osprey é uma aeronave militar multifunção, capaz de pousos e decolagens verticais (VTOL) e em terreno curto (STOL). Ele foi desenhado para cumprir as funções de um helicóptero convencional e de um avião de turboélice de alta velocidade e longo alcance (Convertiplano). Seu programa de desenvolvimento começou em 1981 e custou US$ 35 bilhões de dólares.[12] O projeto foi entregue, em 1983, as empresas Bell Helicopter e Boeing Helicopters para desenvolver a aeronave tiltrotor. As empresas produziriam juntas o avião assim que este estivesse completo. O primeiro V-22 voou em 1989. O projeto sofreu algumas alterações, devido a dificuldades técnicas, o que levou a vários atrasos no programa.[13] Em junho de 2007, as primeiras unidades foram entregues as Forças Armadas dos Estados Unidos e começaram a substituir o Boeing Vertol CH-46 Sea Knight na marinha.[14] Em outubro do mesmo ano, a força aérea também aceitou as primeiras encomendas do V-22.[15] Em 2009, no Iraque, eles foram usados pela primeira vez em uma operação militar.[16] Eles também foram usados em ações de inteligência e resgate no Afeganistão, Sudão e Líbia. Já Israel, Japão e o Emirados Árabes Unidos estudam comprar algumas unidades destas aeronaves.[17]
Índice
1 Fotos
2 Notas
3 Referências
3.1 Bibliografia
4 Ligações externas
Fotos |
Um osprey lançando fuzileiros navais durante uma missão de treinamento.
Um V-22 americano no Iraque.
Um CV-22 voando na costa da Flórida.
Notas
↑ Norton 2004, pp. 110–111.
Referências
↑ Berard, Yamil. "Bell to lay off 325 workers as V-22 orders decline". Fort Worth Star-Telegram
↑ "Department of Defense, Fiscal Year (FY) 2015 President's Budget Submission, Aircraft Procurement, Navy, Vol. 1", p. 33. U.S. Department of the Navy
↑ "Osprey Deemed Ready for Deployment." U.S. Marine Corps
↑ Pincus, Walter. "Marines' New Ride Rolls Out Years Late." Washington Post
↑ White, Andrew. "USAF seeks special operations CSAR vehicle." Shephard Group
↑ Whittle, Richard. "BAE Remote Guardians Join Osprey Fleet." Rotor & Wing Magazine
↑ "Remote Guardian System (RGS) (United States), Guns – Integral and mounted." Jane's Information Group
↑ "V-22 Osprey: Technical Specifications." Boeing Defense, Space and Security
↑ "V-22 Osprey Guidebook, 2013/2014." Bell-Boeing
↑ "V-22 Characteristics." Naval Air Systems Command.
↑ "CV-22 Osprey Fact Sheet." United States Air Force.
↑ "Department of Defense, Fiscal Year (FY) 2013 President's Budget Submission, Aircraft Procurement, Navy, Vol. 1–57." U.S. Department of the Navy, fevereiro de 2012. Página acessada em 2 de maio de 2014.
↑ "V-22 Osprey Backgrounder." Boeing Defense, Space & Security, fevereiro de 2010. Página acessada em 2 de maio de 2014.
↑ "Osprey Deemed Ready for Deployment." U.S. Marine Corps, 14 de junho de 2007.
↑ "Osprey sees first action in search and rescue." Airforce Times, 26 de outubro de 2007.
↑ Moore, Mona. "CV-22s return from first deployment with 8th SOS Homecoming." nwfdailynews.com, 12 de novembro de 2009.
↑ "Military Aircraft: The Bell-Boeing V-22." Bell Helicopter, 2007. Página acessada em 2 de maio de 2014.
Bibliografia |
- Norton, Bill. Bell Boeing V-22 Osprey, Tiltrotor Tactical Transport. Earl Shilton, Leicester, UK: Midland Publishing, 2004. ISBN 1-85780-165-2.
Ligações externas |
Site da Boeing V-22 (em inglês)
Site da Bell V-22 (em inglês)
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