Euclides Roxo
























































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Euclides Roxo
Nascimento

10 de dezembro de 1890
Aracaju
Morte

21 de setembro de 1950 (59 anos)
Cidadania

Brasil

[edite no Wikidata]


Euclides de Medeiros Guimarães Roxo (Aracaju, 10 de dezembro de 1890 — Rio de Janeiro, 21 de setembro de 1950)[1] foi um professor de matemática e diretor do Colégio Pedro II.


Euclides Roxo, diretor do Colégio Pedro II, propôs à Congregação do Colégio, em 1927, uma mudança radical no ensino da matemática, baseando-se na reforma realizada por Felix Klein na Alemanha, onde o ponto principal seria em acabar com a matemática ensinada em partes distintas e separadas (aritmética, álgebra e geometria), ensinando-as conjuntamente sob o nome de matemática. Tal mudança foi apoiada pelo Departamento Nacional de Ensino e da Associação Brasileira de Educação. Em 1929, o decreto 18564 oficializou a proposta de Roxo para o Colégio.


Com o advento da Revolução de 1930, Roxo foi chamado pelo Ministro da Educação e Saúde Francisco Campos para elaborar um projeto de reforma no ensino brasileiro. O ministro acatou todas as ideias modernizadoras de Roxo, e então a proposta de Roxo foi transformada em Lei Nacional.


Roxo destacava como característica para renovação, a introdução precoce do conceito de função (que deveria ser vista sob a forma geométrica e ser expressa corretamente pelas representações gráficas) no ensino ginasial.


Em 1934, Gustavo Capanema assumiu o Ministério da Educação e Saúde. Roxo mandou uma carta ao ministro Capanema propondo a manutenção do ensino de funções. Entretanto tal proposta de ensino de funções enfrentou forte resistência da igreja, representada pelo Padre Arlindo Vieira. Já o exército apoiou as ideias de Roxo, mas sem mencionar o ensino de funções. Capanema então acatou as ideias de Vieira e o conceito de função no ensino ginasial foi retirado.



Referências




  1. VALENTE, W.R. (org.). Euclides Roxo e a modernização do ensino da matemática no Brasil. 2ª edição. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 2004. (ISBN 85-230-0752-0)



  • BRAGA, Ciro. Função: A alma do ensino de Matemática. 1ª Edição. São Paulo: Annablume, 2006 (ISBN 85-7419-606-1)

  • CARVALHO, J.B.P. et Al. Euclides Roxo e o movimento de reforma do ensino de Matemática na década de 30. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 81, n. 199, set./dez, p. 415-424, 2000.

  • VALENTE, W.R. Educação Matemática e Política: a escolarização do conceito de função no Brasil. Educação Matemática em Revista, São Paulo, ano 9, v. 12, n.1, p. 16-20, 2002.





  • Portal de biografias
  • Portal da educação
  • Portal do Brasil










Popular posts from this blog

浄心駅

カンタス航空