Rolândia









Ambox rewrite.svg


Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde maio de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.




















































































Município de Rolândia

Vista aérea de Rolândia

Vista aérea de Rolândia











Bandeira de Rolândia


Brasão de Rolândia


Bandeira

Brasão


Hino
Fundação

30 de dezembro de 1943 (75 anos)

Gentílico

rolandense[1]

Prefeito(a)
Luiz Francisconi Neto (PSDB)
(2017 – 2020)
Localização

Localização de Rolândia

Localização de Rolândia no Paraná


Rolândia está localizado em: Brasil


Rolândia


Localização de Rolândia no Brasil

23° 18' 36" S 51° 22' 08" O23° 18' 36" S 51° 22' 08" O

Unidade federativa

Paraná

Mesorregião

Norte Central Paranaense IBGE/2008[2]

Microrregião

Londrina IBGE/2008[2]

Região metropolitana

Londrina
Municípios limítrofes

Jaguapitã, Arapongas, Pitangueiras, Sabáudia e Cambé
Distância até a capital
399 km
Características geográficas

Área
460,153 km² [3]

População
65 757 hab. estimativa IBGE/2018[4]

Densidade
142,9 hab./km²

Altitude
750 m

Clima

subtropical Cfa

Fuso horário

UTC−3
Indicadores

IDH-M
0,784 alto PNUD/2000[5]

PIB

R$ 928 343,103 mil IBGE/2008[6]

PIB per capita

R$ 16 651,89 IBGE/2008[6]

Rolândia é um município brasileiro do norte do estado do Paraná, localizado na Região Metropolitana de Londrina. Sua população estimada em 2018 é de 65 757[4] habitantes.




Índice






  • 1 História


  • 2 Geografia


  • 3 Clima


  • 4 Demografia


  • 5 Economia


  • 6 Política


  • 7 Imprensa


  • 8 Esporte


  • 9 Referências


  • 10 Ligações externas





História |


Rolândia foi fundada pela “Companhia de Terras Norte do Paraná”, subsidiária da “Paraná Plantation Ltda”, cujos donos eram ingleses. No dia 29 de junho de 1934, iniciou-se a construção da primeira casa no perímetro urbano, o Hotel Rolândia. Daí para frente, as construções se sucederam e uma próspera vila emergiu onde era mata. Nascia Rolândia.


A fama da fertilidade da “terra roxa” se espalhou por todos os rincões do país e o Norte do Paraná ficou sendo conhecido como a Canaã brasileira. Logo, mineiros, paulistas e filhos de imigrantes alemães radicados em Santa Catarina e Rio Grande do Sul estavam povoando e construindo Rolândia. Os imigrantes estrangeiros foram direcionados a se estabelecerem aqui, ou por alguma sociedade que cuidava da imigração, ou por orientação da própria Companhia de Terras.


Dos imigrantes estrangeiros que colaboraram no desenvolvimento de Rolândia, destacam-se japoneses, alemães, italianos, portugueses, espanhóis, sírio-libaneses, húngaros, suíços, poloneses, tchecos, austríacos, entre outros. O nome de Rolândia é de origem germânica, dado em homenagem a Roland, legendário herói francês, que na idade média guerreava ao lado de seu tio, Carlos Magno, e seu lema era lutar pela “Liberdade e Justiça”.


Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha foi assolada por uma grande crise econômica. Alguns políticos alemães, interessados em solucionar os problemas, principalmente dos filhos dos pequenos lavradores, criaram Companhias com objetivo de incentivar a imigração. Entre estas, destacou-se a “Companhia Para Estudos Econômicos Além-Mar”. Esta companhia teve como 1º presidente o Ministro Alemão Hans Luther, e alguns anos após, Erich Koch-Weser assumiu a presidência. Neste período, muitas companhias colonizadoras inglesas ofereciam terras aos interessados em imigração, entre elas, a “Paraná Plantation Ltda.”, que possuía duas filiais no Brasil: a “Companhia de Terras Norte do Paraná” e a “Companhia Ferroviária São Paulo-Paraná”.


Ao assumir a presidência da Companhia para Estudos Econômicos Além-Mar, Erich Koch-Weser convidou Oswald Nixdorf para estudar junto à “Paraná Plantation”, um local ideal para dar início a uma colonização alemã no Brasil. Escolhido o local, em 1932, Nixdorf foi contratado pela Companhia Alemã com a finalidade de seguir para o Brasil e aqui orientar os imigrantes alemães. No início, os imigrantes que se dirigiram ao Brasil eram basicamente constituídos de filhos de agricultores ou pessoas que queriam tentar a sorte em outro país.


Contudo, a partir das perseguições políticas, religiosas e raciais desencadeadas pelo Nazismo, o tipo de imigrante mudou. Todo aquele que, de uma maneira ou de outra, temia a política repressiva do Nazismo, procurou sair da Alemanha. Políticos, religiosos e alemães-judeus (estes quase todos com cursos universitários) vão engrossar o número daqueles que se abrigaram em Rolândia. Em 1934, inicia-se na Alemanha uma restrição à imigração: até então, o valor que cada imigrante poderia levar consigo era de dez mil marcos, mas com a restrição, este valor caiu para dez marcos. A Companhia de Terras logo encontrou a solução, a da permuta.


Como a Companhia de Terras precisava de material para levar a estrada de ferro até Rolândia e a Alemanha possuía este material (trilhos, etc), ficou combinado que o dinheiro do imigrante ficaria na própria Alemanha. O imigrante compraria o material ferroviário que a Companhia de Terras precisava e, em troca, recebia títulos que equivaliam a terras em Rolândia. Graças a esta forma de permuta, a Companhia de Terras conseguiu o prolongamento da estrada de ferro até Rolândia. Em janeiro de 1935, chegava pela primeira vez na cidade a famosa Maria Fumaça. A contribuição dos imigrantes estrangeiros e dos migrantes brasileiros foi de fundamental importância no desenvolvimento da cidade.


Rolândia, a exemplo de outras cidades brasileiras, cujos nomes eram de origem germânica, teve que mudar seu nome (assim como Cambé). Em 30 de dezembro de 1943, ao mesmo tempo em que era criado o município de Rolândia, o nome foi trocado para Caviúna. Somente em 1947 é que retornou o antigo nome Rolândia.



Geografia |


A sede do município está situada a 750 metros de altitude. Os municípios limítrofes são Jaguapitã (norte), Cambé (leste), Arapongas (sul), Pitangueiras e Sabáudia (oeste). Seu território se estende pelas microbacias hidrográficas do ribeirão Vermelho, do ribeirão Ema e do rio Bandeirantes do Norte.



Clima |


O clima é classificado como Subtropical Úmido Mesotérmico sem estação seca definida, mas com tendência nos meses de verão. O verão geralmente é quente, com médias mensais acima dos 22°C.


No inverno, ocorrem geadas com pouca frequência devido à falta de precipitação nos dias de frio intenso, em que as temperaturas podem alcançar valores de 0,3°C (3 de junho de 2009) e, em ocasiões extremas, chegar a -4°C, como no inverno de 1975, quando nevou em todo Centro-Sul do Estado.



Demografia |























Etnias

Branca
77,9%
Parda
16,6%
Negra
3,4%
Amarela
2,1%

Fonte: Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES) 2005



Economia |


Nos primórdios de sua colonização, somente os cafezais é que geravam riqueza. Atualmente, além do cultivo da soja, milho, trigo, cana de açúcar e à laranja, a economia a cidade conta ainda com duas empresas frigoríficas, uma cooperativa agropecuária, uma usina de álcool, um setor pecuarista e parque industrial forte.



Política |



Ver artigo principal: Lista de políticos de Rolândia


Imprensa |



  • Jornal de Rolândia (Produção Independente);

  • Manchete do Povo (Produção Independente);

  • Programa Espaço Cultural (Produção Independente);

  • Rádio Cultura de Rolândia LTDA. (Rádio Cultura AM - 930 khz);

  • Rádio Comunitária LIder FM - 87,9 MHZ;

  • Notícias de Rolândia (Produção Independente);

  • TV Educativa (TV Cultura - Canal 27).



Esporte |


A cidade de Rolândia possui um clube no Campeonato Paranaense de Futebol, o Nacional Atlético Clube Sociedade Civil.[7]



Referências




  1. «Gentílico rolandense». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 25 de novembro de 2018 


  2. ab «Divisão Territorial do Brasil». Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 1 de julho de 2008. Consultado em 11 de outubro de 2008 


  3. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 


  4. ab «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 30 de agosto de 2018 


  5. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 


  6. ab «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 


  7. «Campeonato Paranaense 1959». RSSSF Brazil. Consultado em 29 de agosto de 2018 



Ligações externas |



  • Página da prefeitura

  • Página da câmara

  • Rolândia no WikiMapia

  • Página da Oktoberfest de Rolandia





































































Ícone de esboço Este artigo sobre municípios do estado do Paraná é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.









    Popular posts from this blog

    Арзамасский приборостроительный завод

    Zurdera

    Крыжановский, Сергей Ефимович